quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conservadores da Lituânia desistem do ativista antipolacos.

Foto: Mindaugas Kulbis
Gintaras Songaila, conhecido por suas declarações e ações anti-polaca foi expulso do partido União Pátria Lituana, os democratas-cristãos da Lituânia por flagrante violação do Estatuto deste grupo político. Decisão foi tomada pelo juízo do partido. A decisão é praticamente irrevogável.
Uma das principais razões para um recurso foi torpedeado por um membro da coligação local entre os conservadores e da Ação Eleitoral de Polacos na Lituânia (EAPL), em Vilno.
Songaila, algumas semanas atrás, pediu ao tribunal para anular a decisão da seção Vilno do Partido Conservador, de criar uma coalizão com o partido polaco da capital lituana. Essa coalizão defende o primeiro-ministro Andrius Kubilius, explicando que o partido está próximo dos conservadores polacos "por suas crenças católico-cristã, e as questões económicas e financeiras".
"O desligamento de Sogaily do Partido dos Conservadores pode melhorar as relações Lituano-Polacas", diz Jacek Komar, que viveu 18 anos em Vilno, onde era um jornalista polaco, e agora é comentarista da mídia lituana. "Ao longo dos anos, Sogaily mobilizou a ala direita do seu partido sobre diversas iniciativas anti-Polacas", acrescenta.