terça-feira, 8 de março de 2011

Mosteiro de Alvernia queimou

Foto: Michał Łepecki
Considerado uma jóia da região de Cracóvia, o mosteiro da localidade de Alvernia foi consumido pelas chamas neste fim de semana.
Os bombeiros tiveram um imenso trabalho durante quase 24 horas para combater as chamas. Felizmente, antes do fogo começar foi possível salvar o quadro de Jesus "Ecce Homo", ícone da Dívina Misericórdia.
O mosteiro de Alvernia foi criado, em 1616, por iniciativa de Krzystof Koryciński, proprietário de terras nas proximidades, com a aparência do mosteiro de Monte Alverne, na região da Toscana italiana. No morro italiano de Alverne, São Francisco de Assis passava muito tempo em oração e foi lá, em 1224, ele recebeu as estigmas - ferretes representando cada uma das cinco chagas de Cristo.

Fot. Michał Łepecki
As chamas surgiram na noite de domingo na parte residencial do mosteiro dos monges Bernardinos e rapidamente chegou ao sótão. Queimou cerca de mil metros quadrados de telhado.
"Conseguimos salvar um fragmento de uma pequena torre e a torre principal. Algumas imagens e arquivos conseguimos retirar a tempo", disse Bogdan Malinowski, chefe dos bombeiros.
Por enquanto, os bombeiros não querem falar sobre a causa do sinistro. Mas extra-oficialmente, o fogo teria tido início na sala da caldeira na parte traseira da parte residencial do mosteiro.
A destruição da igreja histórica é mais sentida, por se saber que há dezoito meses havia terminado sua restauração. "Ficou uma jóia! Foi um esforço enorme restaurar a igreja", admitiu, com pesar, o guardião do mosteiro Padre Bartłomiej Mazurkiewicz.

Alvernia fica entre Cracóvia e o Campo de Auschwitz, a uns 30 km à Oeste da capital da Małopolska.
Incêndio