quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Detido o ex-presidente do Clube Wisła Kraków

Quem é Tadeusz Czerwiński, o conselheiro detido do Clube de futebol Wisła Kraków?

Tadeusz Czerwiński
O ex-presidente do Wisła Kraków foi detido sob a acusação de agir por prejudicar o time. Quem tem 79 anos.

Tadeusz Czerwiński tem 79 anos e serviu o clube em várias funções, uma delas a de presidente do conselho de administração.

Mas antes disso, ainda no período comunista Tadeusz Czerwiński trabalhou como secretário da Embaixada da Polônia, em Moscou, e estave em missões missões diplomáticas em Kuala Lumpur e Bruxelas. Foi cônsul geral da Polônia, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Tadeusz Czerwiński nasceu em 28 de fevereiro de 1940 em Horpen. Ele também tem experiência como diretor de departamento no Ministério de Relações Exteriores, do qual renunciou em meados dos anos 90 para se tornar diretor do Bank Handlowy. Czerwiński entrou no TS Wisła, na década de 1970.

A detenção
O Ministério Público Regional, da cidade de Poznań investiga a má gestão no clube de futebol Wisła Kraków Sportowa Spółka Akcyjna de Cracóvia desde o final de dezembro de 2018.

Marzena Sarapata
Após uma longa investigação, na terça-feira, o Departamento Central de Investigação da Polícia deteve a ex-presidente Marzena Sarapata, Anna M. - esposa do homem que controlava o clube até o ano passado, o ex-vice-presidente Robert Szymański, e Tadeusz Czerwiński - ex-presidente do clube - também conhecido como Estrela Branca, e que está ligado à equipe de Cracóvia há mais tempo. Todas as pessoas foram acusadas de agir em prejuízo da empresa que controla o time de futebol de Cracóvia.

Czerwiński nos anos setenta foi vice-presidente do TS Wisła. Em 2004, ele era presidente de uma empresa de futebol e, nos últimos anos, presidente do conselho de supervisão, que em teoria deveria controlar o conselho de administração.

No início deste ano, quando Szymański vendeu o clube aos impostores Mats Hartling e Vannie Ly, que, contrariamente às garantias, não pagaram o dinheiro prometido a tempo a TS Wisła Association, o proprietário do clube, confiou a função de presidente à Czerwiński. A princípio ele aceitou a oferta, mas depois de algumas horas ele declinou.

Rafał Wisłocki
"Infelizmente, saí do hospital recentemente. Não me sinto forte",  explicou Czerwiński, na época eao jornal Dziennik Polski. Somente após sua decisão, Rafał Wisłocki foi nomeado presidente, que lançou uma operação de resgate. Os empresários Jarosław Królewski e Tomasz Jażdżyński e o jogador da seleção da Polônia e do próprio clube, Jakub Błaszczykowski também participaram, graças à qual o clube foi salvo de cair.

Czerwiński foi considerado por muitos como o presidente que tinha a abordagem mais favorável. A história de 2014 é frequentemente mencionada, quando ele se tornou vice-presidente do Wisła S.A . durante o reinado de Bogusław Cupiał.

Desde que ingressou no conselho, Czerwiński teve conflito com Jacek Bednarz. O ex-diplomata costumava ir com seus fãs, o que é evidenciado, por exemplo, por seu título de presidente honorário da Associação de Torcedores do Wisła Kraków

"Eu sabia que teria que sair a qualquer momento quando o conselho fiscal designasse Czerwiński para o conselho", recordou Bednarz em uma entrevista para o programa de TV Przegląd Sportowy.

"Lembro-me de uma entrevista coletiva durante a qual o advogado Mirosław Pawełczyk apresentou Tadeusz Czerwiński como novo representante do conselho fiscal. No final, eu disse que palavras bonitas foram ditas por todo talento moderado pode dizer. No entanto, as ações contam. Dois dias depois, uma carta assinada por Czerwiński, Robert Szymański e Piotr Wawra (pessoas associadas ao SKWK) pousou em minha mesa, afirmando que eu tinha que sair o mais rápido possível. E, no entanto, durante coletiva, o Sr. Czerwiński disse que se alguém quisesse falar com ele sobre o meu cancelamento, passados ​​30 segundos, ele terminaria a reunião. Depois de chamado para o conselho fiscal, ele ordenou que não fosse ao clube, e ao clube para relatar a o serviço. Então ele pediu desculpas aos fãs. Quando ele voltou ao Wisła, eu disse que era um erro. Ninguém me ouviu.",  explicou Bednarz, que lutou contra os torcedores e durante cujo período eles dispararam chamas no estádio.

"Nada pode ser generalizado",  declarou em setembro de 2018,  Czerwiński ao Dziennik Polski.

"Quem se importa em destruir o Wisła? Falando sobre bandidos e bandidos dominam o Wisła?
Czerwiński, o presidente honorário do Miętta-Mikołajewicz e vários outros jogadores do Wisła, associados comprometidos com o clube há décadas, são gângsteres? Todos insistiram no Wisła, especialmente agora quando os jogadores estão jogando muito bem, eles estão em primeiro lugar na mesa e o escândalo começa. Sou sempre a favor de punir crimes se alguém provar alguma coisa. Mas você não pode generalizar", logo após a publicação do relatório chocante de Jadczak sobre o grupo Sharks. 



História do Clube
Estádio na ulica Wladzisław Rejmont
O início do "Estrela Branca" teve início em 1906, quando no "Torneio de Outono" organizado pelo Dr. Tadeusz Konczyński, duas equipes se uniram para a criação do Wisła sob a liderança do capitão e goleiro Józef Szkolnikowski, mais tarde o criador do nome Wisła (Vístula - o nome do rio que corta a Polônia de Sul a Norte) e o clube "Czerwoni", fundado por Władysław Jenkner.

A fusão de ambas as equipes ocorreu em 1907, mantendo-se o nome do Wisła e camisas vermelhas, nas quais duas estrelas azuis apareceram.

A equipe de 1907

O início da Primeira Guerra Mundial causou a suspensão das operações do Wisła por cinco anos. Os Wisła deram suas terras às Legiões em formação, sob a liderança do marechal Józef Piłsudski. Eles mesmos estavam ansiosos para se juntar a eles.

Nesse período pioneiro, durante oito anos, o Wisła disputou 123 amistosos. Venceu 66 partidas, empatou 15, perdeu 43 partidas com 81 jogadores jogaram em campo. Após recuperação da independência da Polônia, os jogos de futebol consistiram em competições entre distritos designados e a seleção do campeão de todo o país entre os vencedores.

Em 1926, o Wisła Kraków venceu a única edição da copa nacional na Polônia entre guerras. Em dezembro do mesmo ano, doze clubes aprovaram o estabelecimento da Liga Polaca de Futebol, e a primeira temporada histórica terminou com o troféu conquistado pela equipe do Wisła. O mesmo aconteceu nas competições subsequentes e, em ambos os casos, o lendário Henryk Reyman se tornou o artilheiro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os jogadores da Estrela Branca participaram com sucesso do campeonato da Cracóvia ocupada pelos nazistas alemães. Em 28 de janeiro de 1945, a corneta da Basílica Mariacka anunciou o início de uma partida entre as equipes do Wisła Kraków e do Cracovia (nome em latim da cidade e do clube rival) em uma cidade libertada dos nazistas e foi o símbolo de uma nova era não apenas para a Polônia, mas também para competições de futebol na capital da voivodia da Małopolska (Pequena Polônia).

Em 1949 e 1950, o clube novamente alcançou o título de melhor time do país e, um ano depois, isso não aconteceu apenas porque o título de campeão polaco foi conquistado pelo vencedor da copa nacional e não da Liga. O título foi para Ruch Chorzów, que na final da Copa da Polônia acabou  derrotando o time de Cracóvia.

A primeira equipe do Wisła alcançou outro sucesso em 1967 ao vencer a Copa da Polônia. Dessa forma, a equipe Estrela Branca estreou na Copa dos Vencedores das Copas e esperou o próximo troféu até 1978, quando sob a liderança de Orest Lenczyk, para conquistar o título de campeão poloaco.

Na Copa da UEFA, o Wisła chegou às quartas de final, vencendo times como Club Brugge e Zbrojovka Brno . O time sueco Malmoe FF acabou por ser uma barreira intransponível. A década de 1980 não foi uma série de sucessos realizados pelos jorgadores do Wisła Kraków, que em 1985 foi rebaixado e ficou lá por quatro temporadas.

O reaparecimento da equipe entre a elite nacional, no entanto, não causou um retorno para as principais equipes do país e, em 1994, o Wisła Kraków novamente sofreu com a amargura de cair para a segunda divisão.


Nos anos 1999-2011, o Wisła Kraków conquistou oito títulos de campeonatos nacionais, duas copas nacionais e uma Supertaça da Polônia.

O Wisla também competiu com sucesso nas taças européias, onde eliminou equipes como Real Zaragoza, Schalke 04 Gelsenkirchen e AC Parma.

O principal objetivo dos vistulanos da época era ser promovido à Liga dos Campeões, mas no caminho para esse sonho permanecia, entre outros Real Madrid, Inter de Milão e FC Barcelona, ​​que Wisła venceu em um confronto memorável no Reymont 1: 0.

Depois de anos na chamada "era Tele-Foniki" no verão de 2016, oWisła Kraków voltou às mãos da Associação Esportiva Wisła.

Desde a introdução do sistema ESA-37 em Ekstraklasa em 2013, o Wisła quase sempre terminava os jogos entre os oito primeiros, não ficando abaixo do sexto lugar. A exceção aqui é a temporada 2015/16, na qual o Wisła Kraków estava na segunda metade da tabela, mas acabou sendo o melhor de todos os times que competem no grupo de rebaixamento.

Na campanha 2017/18, a equipe lutou pela participação nas Copas da Europa até o última jogo, mas a derrota contra o Górnik Zabrze privou o time da chance de aparecer nas eliminatórias da Liga Europa.

Jakub Błaszczykowski
Em dezembro de 2018, Wisła estava à beira da falência. Mais uma vez, porém, viu-se que este não é um clube comum, mas algo muito maior - uma família real unida sob o signo de uma estrela branca. Graças à ajuda de sua lenda viva - Jakub Błaszczykowski, o apoio de outras pessoas como Jarosław Królewski e Tomasz Jażdzyński, os esforços dos funcionários chefiados pelo presidente Rafał Wisłocki e, sobretudo graças à atitude de torcedores fiéis e dedicados, o clube de Cracóvia sobreviveu ao momento do julgamento e entrou na competição na rodada da primavera de 2018/19 com o capitão voltando para casa - Błaszczykowski.

Na história do Clube, dois jogadores brasileiros marcaram presença e foram festejados entre os torcedores, Brasília (Cristiano Pereira De Souza) e Jean Paulista (Jean Francisco Rodrigues.

Brazylia

Jean Paulista




Fontes: Onet Sports e Wisła Kraków
Tradução e adaptação para o português: Ulisses Iarochinski