quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Cineasta polaco Kazimierz Kutz morreu



Kazimierz Kutz foi diretor de cinema, teatro e televisão, roteirista e político.

Morreu hoje aos 89 anos de idade. Dirigiu mais de 20 longas-metragens, incluindo “Sól ziemi czarnej”, “Śmierć jak kromka chleba” e “Pułkownik Kwiatkowski” ("Sal da terra preta", "Morte como fatia de pão" e "Coronel Kwiatkowski"). Um tema frequente de suas obras cinematográficas era a vida dos habitantes de sua nativa Alta Silésia.

Kutz nasceu em 1929 na cidade de Szopienice, que é hoje um dos distritos de Katowice. Ele era filho de Franciszek Kuc, ferroviário e insurgente da Silésia. Kazimierz passou a usar a grafia do sobrenome Kutz (germanizado), porque era assim que sua família usava obrigada pela ocupação alemã, no século XIX.

Ele se formou no segundo grau numa escola da cidade de Mysłowice e depois fez a faculdade de direção de cinema na Escola Superior de Cinema de Łódź.

Ele começou sua carreira como assistente de Andrzej Wajda, que ajudou com a finalização de “Pokolenia” ("Geração"). Ele fez sua estréia aos 30 anos com o filme de guerra “Krzyż Walecznych” "Cruz dos Bravos".

Seus outros filmes foram, entre outros, “Nikt nie woła” ("Não chame jamais"), "Ludzie z pociągu" (Povo do trem) ou a comédia “Upał” (Calor), que foi produzido em cooperação com o "Kabaret Starszych Panów" (Cabaré dos senhores).

Os chamados "anos 60 e 70" trouxeram grande fama e reconhecimento a ele. Tríptico da Silésia, que consistia em “Sól ziemi czarnej”, “Perła w koronie” e “Paciorki jednego różańca” ( "Sal da Terra Negra", "Pérola na Coroa" e "Miçangas (contas) de um Rosário").

Em dezembro de 1981, ele foi internado por "manter contato com ativistas anti-socialistas" e "atitude negativa em relação às autoridades partidárias e à realidade sócio-política do país". Pouco tempo depois, ele se demitiu do cargo de diretor-chefe do TV Katowice em protesto contra o massacre de mineiros na mina "Wujek".

Depois de 1989, ele se tornou diretor da TV Cracóvia. Na década de 90, fez um cinema comprometido: “Śmierć jak kromka chleba” (A morte como uma fatia de pão) sobre a pacificação do "Wujek" e “Pułkownika Kwiatkowskiego” (Coronel Kwiatkowski) - uma comédia que conta a história de um ginecologista mobilizado logo após a guerra em Varsóvia com o ator Marek Kondrat no papel-título .

Na década de 1990, Kutz se envolveu na política, iniciando com sucesso uma carreira Senado, em 1997, a partir da lista de candidatos do partido União da Liberdade. Ele ganhou o mandato quatro vezes: em 2001, 2005, 2007 e 2011 pelo partido Platforma Obywatelska (Plataforma Cívica) e como candidato independente. Em 2015, ele decidiu não se candidatar à reeleição.

O diretor foi casado três vezes e sua última esposa foi a atriz Iwona Świętochowska-Kutz. Ele teve quatro filhos - Gabriel, Timoteusz, Wiktor e Kamila.