sexta-feira, 9 de março de 2012

Solista polaca no Guairão em Curitiba

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) abre sua temporada 2012 com a presença da violonista polaca Magdalena Filipczak (filiptchak), neste do­­­mingo, às 10h30, no Teatro Guaíra.  Filipczak, segundo o diretor e regente da OSP, Osvaldo Ferreira foi escolhida para solista deste concerto por estar em “ascensão meteórica”.

Magdalena Filipczak

A jovem pianista nasceu em 22 de novembro de 1985, em Łódź (uudji), na Polônia. Vencedora em 2008 IV Heino Eller International Violin Competition da Estônia. Magdalena se formou nas Escolas de Música de Malbork e de Gdańsk (ambas na Polônia).
Desde 2004, ela está residindo em Londres, onde prossegue seus estudos de violino (BMus ​​Primeira Classe com honras e MMUs e MMP com distinções) na Escola Guildhall de Música e Drama com o professor Krzysztof Smietana. Além de tocar o violino, Magdalena estudou canto clássico com John Evans na Guildhall School. Em 2010, ela se apresentou como concertina convidada da Orquestra de Câmara de Talin.
Magdalena é uma das instrumentistas do Artimus Ensemble(www.artimusensemble.eu) e Co-Fundadora e Co-diretora artística da Série de Concertos Devonia. Ela também é um dos artistas da Fundação Zetland. Em 2011, lhe foi oferecida residência artística no Arts Banff Centre, no Canadá, onde ela estreou o novo violino feito por Samuel Zygmuntowicz, em 2011, especialmente para o Centro de Banff.
Magdalena tem sido bem sucedida em inúmeras Competições Internacional de Violino (2011 Haverhill Soloist Competition - prêmio especial pela melhor performance de peças de compositores Britânicos; 2009, Prêmio Ivan Sutton da The City Music Society in London - Filipczak Piano Trio; 2009, Prêmio Max and Peggy Morgan, Londres; 2008 e 2006 Medalhas de Ouro do The International Marlow Music Festival Concerto Competition em High Wycombe; Primeira Colocada do Prêmio The 2007 International Ruislip-Northwood Concerto Competition de Londres; 2º. lugar no The National Competition for String Instrumentalists de Cracóvia 2006; 2º lugar no Prêmio The 2005 National Umińska Violin Competition de Poznań; primeira colocada no Prêmio The International “Allegro-Vivo” Music Festival Competition de Horn 2003, Austria).
Ela já trabalhou com músicos famosos, como Ole Akahoshi, Glenn Dicterow, Peter Frankl, Miriam Fried, Gary Hoffman, Jaszwili Marina, Midori, Kaplan Lewis, Quarteto Keller, Andrzej Konstanty Kulka, Wolfgang Marschner, Roczek Paul, Alexander Rudin, Quarteto Tokyo String, Krzysztof Wegrzyn, e Wanda Wiłkomirska.
Como música solista e de câmara, ela já se apresentou no Reino Unido (Barbican Hall, Wigmore Hall, St. Martin in the Fields, Grande Salão do Instituto Bishopsgate), na América do Sul, Canadá e os EUA, além de aparições em festivais como Festival Proms, Paxos Festival de Música de Câmara na Grécia, Festival de Música de Lidköping, na Suécia, no Festival Câmara de Talin, Estônia. Ela gravou para a BBC Radio 3 (Proms Festival), TV Canadense, TV polaca, austríaca e estôniano.

PROGRAMA:

Data 11 de março
- Concerto de Abertura de Temporada/2012 às 10.30h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão
Regência: Osvaldo Ferreira
Benjamin Britten - concerto n° 1, opus 15.
Solista: Magdalena Filipczak - violino (Polônia)
Dmitri Shostakovitch - Sinfonia n° 10
Ingressos: R$ 10,00