terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cidades polacas tentam atrair estudantes

Centro velho de Poznań
Convite pessoal do prefeito de Poznań incentiva o estudo de atletas olímpicos em sua cidade. Em Wrocław existe um concurso de boletins (index) dirigido à estudantes do ensino médio oferecendo bolsas e dormitórios em casas de estudantes grátis. As duas cidades promovem campanhas pelo país todo, inclusive com out-doors nas ruas e estradas.
O prefeito de Poznań, há três anos envia estes convites pessoais para alunos do ensino médio de todo a Polônia. Sua ação tem colhido seus frutos: centenas de diplomados atenderam ao convite. Anna Wawdysz do departamento de desenvolvimento da cidade de Poznań diz que logo que chegam, os estudantes recebem informações sobre a cidade e a Voivodia (Estado) da Wielkopolska. Segundo ela, estas ações fazem parte de um programa de desenvolvimento da cidade para os próximos 20 anos.
"Poznań está tentando pegar o que há de melhor em Cracóvia. Os poznanianos enviam convites pessoais aos nossos vencedores alunos todos os anos. Os formandos da minha escola já argumentam que são tentados a aceitar o convite, pois nenhuma instituição acadêmica da própria cidade os conhece e se interessa por eles. Além dos mais as ofertas de bolsas de estudo e gratuidade nos dormitórios estudantis não são de ignorar", admite Stanisław Pietras, diretor da Escola V de Cracóvia.
Wiktor Kuropatwa, vencedor de um concurso estudantil e estudante da classe 3 da escola V afirma que recebeu ligações telefônicas de Poznań e de Varsóvia. "Eu poderia pensar em estudar em Varsóvia. Mas prevaleceu, por questões práticas, minha idéia de permanecer na minha cidade e tentar estudar na Universidade Iaguielônica, de Economia, ou na AGH".