quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Wojcieszków, a cidade do meu avô polaco

Wojcieszków é um município localizado no Noroeste da Voivodia (Estado) de Lublin. Conta com 7.210 habitantes e ocupa uma área de 10.886 ha. O município é essencialmente agrícola. Na estrutura de uso da terra dominam as áreas agrícolas, que ocupam 78% do município. As florestas e zonas arborizadas cobrem 1.417 hectares ou 13% da área total. A principal fonte de subsistência dos habitantes é o trabalho em fazendas particulares. Wojcieszków está distante de Lublin em de cerca de 70 km e de 20 km Łuków.

História
Wojcieszków foi fundada, em 1437, por Klement Beliński. No mesmo ano, foi erguida a igreja paroquial. Foi reconhecida como cidade pela Lei medieval de Magdeburg, em 1540, no reinado de Sigismundo, o Velho. Em 1802, Wojcieszków é citada num dicionário como sendo uma cidade de igreja, centro comercial e castelo.
Ao longo dos séculos a cidade foi progressivamente negligenciada e pauperizada. Em 1819, o Departamento Administrativo do Reino da Polônia, em Siedlce, elevou-a categoria de cidade. O que no século XIX, constituía um entrave ao desenvolvimento Wojcieszków, ou seja, suas florestas e pequenos morros de areia, agora pode ser seu trunfo.
A primeira mensagem histórica sobre Wojcieszków data de 1437 e conta da criação da paróquia. O fundador da paróquia foi herdeiro das terras de Wojcieszków, Klement Ciołek do clã do brazão Ciołek de Bielan. Klement comprou a vila de Wojcieszków pouco antes de 1437, de desconhecido chamado Wojcieszek, que teria sido o fundador, ou dono daquelas terras. O desenvolvimento dinâmico dos assentamentos levou à criação de uma paróquia em Wojcieszków, por causa da grande distância que havia até a igreja paroquial mais próxima Klement construiu a igreja da Santíssima Trindade. A ata de fundação foi assinada por Zbigniew Oleśnicki, bispo de Cracóvia, em 15 de junho de 1437.
As terras de Wojcieszków foi herdada pelo filho de Klement, Piotr. Entre 1509 e 1516, Wojcieszków passou a ser conhecida como Wola Wojcieszkowska. Em 1505, aquelas terras passaram as mãos de Mikołaj Dzik do brasão Doliwa, e é transformada numa freguesia rural. Um documento emitido na chancelaria real em Cracóvia, em 21 de janeiro de 1540, estabeleceu um novo nome para o lugar como sendo Cidade Nova, nome que não é aceito, pois em 1556, Wojcieszków é citada no na lei de Magdeburg. Depois da morte de Mikołaj, em 1564, Wola Wojcieszków tinha cerca de 350 habitantes, e sua pequena agricultura foi completamente liquidada, o que dificultava seu desenvolvimento.
A cidade passou, então, para as mãos de Mauryce Suchodolski. Wojcieszków diminuiu gradualmente. Durante a administração de Suchodolski, funciona em Wojcieszków uma destilaria, uma olaria, uma serraria e um moinho. Em 1771, Suchodolski criou a primeira biblioteca, que em 1807, possuía 173 obras. Em 1764, Mauryce edificou na Igreja, oito altares. Maurice morreu em Mikołaj (ao lado da vila Szczałb) em 1826. Dobra Wojcieszków foi herdada por Wojciech filho de Mauryce logo ao nascer, em Wojcieszków, em 1749, que viria ser presidente do Parlamento por quatro anos. Elevado à dignidade de conde da Galícia, Wojciech se casa, em 1774, com Petronelia. Eles tiveram quatro filhas e dois filhos, Jan e Franciszek. A filha Barbara, cega desde o nascimento, recuperou a visão em Szczałb. Para a cura de sua filha, como uma oferenda de agradecimento, Wojciech construiu uma capela em 1817 e, portanto, devido a que o milagre da cura ocorreu numa sexta-feira, neste memorial, toda sexta-feira de maio é realizado uma festa. Franciszek Suchodolski após cumprir o serviço militar no exército austríaco, estabeleceu-se em Wojcieszków. De seu avô Eligiusz Prażmowski, herdou o gosto pela música, e chegou a tocar em concertos na região Podlasie. Tocava violino com perfeição, foi um verdadeiro virtuoso, fato evidenciado pelo seu nome ser encontrado no "Dicionário de músicos polocos" de Albert Sowiński. Franciszek teve dois filhos, Edmund e Eligius. No final, os Suchodolski não foram capazes de manter a condição de cidade e em 16 de Outubro de 1821, por uma decisão do governador ela foi rebaixada a categoria de vila.
Após os Suchodolski, Wojcieszków foi adquirida, em 1876, por Tadeusz Plater e e Sophia Alexandrovich. Era então pároco da igreja o padre Tadeusz Leszczyński, que assinou o batistério de minha bisavó Anna, em 1880. 
Minha bisavó era filha de Antony Filip e Katarzina Ognik e chegou ao Brasil, junto com meu bisavô Piotr Jarosiński, em 20 de maio de 1911. Em 14 de junho, do mesmo ano, eles já estavam assentados na Colônia do Tronco, em Castro, no Paraná, com seus dois casais de filhos, nascidos em Wojcieszków, Wiktoria (nasceu em 1901), Bolesław - meu avô (nasceu em 1905), Józef (nasceu em 1908) e Maria (nasceu em fevereiro de 1911). 
Mas voltando a história de Wojcieszków, com os esforços e a ajuda significativa do Palácio Plater foi construído na virada de 1898-1899 uma nova igreja. Através dos esforços do Padre Tadeusz, em 1909, foi fundada a escola da igreja paroquial para 80 crianças e dirigida por freiras.
O conde Tadeusz Plater foi um fazendeiro e criador de destaque. Em 1885, levou para uma exposição agrícola em Varsóvia, sua criação de ovinos e lá foi condecorado com a medalha de ouro. Tadeusz Plater morreu em Wojcieszków em 06 de junho de 1918. Sua filha e herdeira, Maria, casou com o Conde Victor Zyberk. O casal Plater-Zyberk, aumentou a criação de ovelhas e de cavalos. Em 22 de março de 1937, na propriedade da Condessa Maria Plater-Zyberk (Victor morreu em Vilno, em 7 de novembro de 1918 e foi sepultado na Rússia) nasceu o cavalo Ramsés.

Ramsés foi reprodutor em Janów Podlaskie, que durante a Segunda Guerra Mundial, estava sob o controle das forças armadas alemãs. No fim da guerra, o cavalo foi levado junto com os outros cavalos polacos por para Cleverhof perto de Lübeck, para ser reprodutor no haras militar de Grabau. Ali montava Ramsés, o tenente Bielecki, que quando imigrou para o Canadá deu o cavalo para o Barão Clemens von Nagel, que estava começando a criar uma cultura de cavalos de esporte, próximo a Vornholz Oelde na Vestefália. Se não fosse por Clemens von Nagel Ramsés, Ramsés não poderia ter feito uma carreira tão longa. O novo proprietário do cavalo chegou a aprender o idioma polaco. O Barão sabia o valor genético de Ramsés e de sua própria experiência em trabalhar num conselho militar de prisioneiros em Racot. Ramsés demonstra um predomínio de características árabes: de tamanho médio, compacto, grande, olhos expressivos, elegante e poder que irradia do garanhão racial, e com a natureza dócil e tranquila. Uma fratura durante um treino na arena de adestramento, em 1948, terminou com a carreira esportiva de Ramsés. O cavalo polaco de Maria Plater permaneceu férteis até idade avançada. Em 1966, ele morreu. Até hoje, netos e bisnetos de Ramsés estão espalhados pelo mundo, conquistando medalhas olímpicas e desempenhando papel importante na criação de cavalos de esportes.

Bolesław Jarosiński (foto)

Mas nem só do garanhão vive a memória da cidade do meu avô Boleslau. Wojcieszków possui uma igreja bela e histórica e um cemitério, onde jaz a esposa de Henryk Sienkiewicz (Prêmio Nobel de Literatura em 1905), Maria Babskich. Atualmente além de muitos Ognik, Filip e Mazur, a cidade possui escolas primárias e secundárias, a Sociedade dos Amigos de Wojcieszków, a Associação da Juventude Católica e um clube de Futebol, o Orkan

Vilas Rurais
Muito provavelmente brasileiros do Paraná, descendentes de polacos, têm suas origens nas vilas de Wojcieszków, como meus parentes de Castro, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Curitiba e amigos de Cruz Machado, São João do Triunfo, Palmeira, Irati, Marechal Mallet, União da Vitória e São Mateus do Sul. Pois destas vilas rurais seus ancestrais imigraram em 1910, 1911 e 1912.
São elas: Burzec, Bystrzyca, Ciężkie, Ciężkie I, Glinne, Helenów, Hermanów, Kolonia Bystrzycka, Marianów, Nowinki, Oszczepalin Drugi, Oszczepalin Pierwszy, Otylin, Siedliska, Świderki, Wojcieszków, Wola Bobrowa, Wola Burzecka, Wola Bystrzycka, Wólka Domaszewska, Zofijówka, Zafibór.

LKP „ORKAN” WOJCIESZKÓW
Fundação: 1999
Uniforme: verde-branco
Endereço: 21-411 Wojcieszków, Okopowa 11
Telefone: (0-25)755-41-96
e-mail: lkporkan@o2.pl
Estádio: Park de Wojcieszków
campo 91mx54m, 200 lugares sentados