quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estréia do filme russo "1612" na Polônia


Dez meses após o lançamento em Moscou, estréia nos cinemas da Polônia, "Ano 1612", o filme russo resposta ao Katyn de Wajda. Dirigido pelo russo Władimir Chotinienki, o filme mostra a crueldade dos exércitos polacos sobre a população russa no ano de 1612. O popular ator polaco de telenovelas, Michał Żebrowski é o astro da "carnificina polaca" produzida com apoio do próprio Kremlin. Nos últimos meses, alguns setores na Rússia chegaram ao cúmulo de negar a norte dos 40 mil soldados polacos, na localidade de Katyn, durante a segunda guerra mundial. Alguns disseram que mais uma alucinação polaca. Seja como for o pai do cineasta polaco Andrzej Wajda, um daqueles 40 mil oficiais polacos, não voltou para casa, depois daquela viagem para Moscou, interrompida nas florestas de Katyn.

Fim da linha para Beenhakker

Treinador Leo Beenhakker: Foto: Rzeczpospolita
O treinador holandês do selecionado polaco de futebol recebeu medalha do Presidente da República por classificar, em primeiro lugar, a Polônia nas eliminatórias da última Eurocopa 2008. Mas foi só isso, ou seja, deu uma classificação inédita para o país de Lato no campeonato europeu de futebol. Mas o que se viu no torneio foi lastimável. Dos três jogos, os polacos empataram um e perderam dois. O jogador mais comentado foi o cidadão de última hora o mediano brasileiro Roger Guerreiro.
Muitos esperaram que seria o fim da carreira do holandês na seleção polaca. Mas que nada, ele continuou impassível no cargo, ou melhor, continua não oferecendo nada para a melhoria da seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Com um futebol, feio, pobre, sem criatividade, a Polônia empata até com a seleção amadora de San Marino. Leo Beenhakker ao ser criticado e cobrado pelos torcedores responde com ironia: "Não faltam arrogantes no país que afirmam que deveríamos vencer a tudo e a todos os pequenos países."
Mais adiante, quando perguntado se ele anda muito nervoso nas últimas semanas com a cobrança de todos, ele responde que da mesma forma que "Piechniczek, Wójcik, Engel, Boniek, Janas" ocuparam o cargo de selecionador por não mais que dois anos, ele também está sendo pressionado de forma injusta. Ele afirma que nos últimos 20 anos, o futebol polaco não evoluiu, período álias, que coincide com o capitalismo no país. Em outras palavras, para justificar a permanência no cargo onde não acrescentou nada até agora, o holandês de forma arrogante não insulta a memória e as queixas justas da torcida polaca.
Já está na hora da Federação Polaca de Futebol dar a vez a alguém realmente competente no comando da seleção e que definitivamente o futebol dos clubes polacos se profissionalize. Sai ano entra ano e a decepção nas Copas UEFA e dos Campeões é cada vez maior... Só dão vexame!