quarta-feira, 10 de junho de 2009

A quinta-feira santa em Cracóvia


Foto: Mateusz Skwarczek 

O dia de "Bożego Ciało", ou Corpus Christus vai ser comemorado, nesta quinta-feira, em Cracóvia, com a procissão tradicional, que finalmente volta ao antigo caminho real, saindo da colina de Wawel seguindo pela ulica (rua) Grodzka, até o Rynek Główny (praça do Mercado Central)
Antes da procissão, uma Missa será celebrada pelo cardeal metropolitano Stanisław Dziwis na Catedral Wawel, às 9 horas. A celebração deste ano, recorda a primeira peregrinação do Papa João Paulo trinta anos atrás pela Polônia. O Cardeal Dziwisz decidiu que a procissão deste ano é "um agradecimento aos peregrinos e seus frutos." 
A mensagem papal de 1979, será pronunciada em quatro altares, dispostos ao longo do trajeto da procissão do Corpus Christi. Os trechos mostrados nos altares foram retirados dos discursos e homilias de João Paulo II ("Seja forte na fé, seja forte na esperança, seja forte no amor, confirmação da história"). O último altar estará erguido diante da Basílica Mariacka (Santa Maria), onde o cardeal celebrará uma segunda missa.

Teatro no Museu Nacional




O Museu Nacional da Polônia, em Cracóvia, tem programado para esta sexta-feira, 12 de junho, a partir das 17 horas, uma noite teatral com o Teatru Proscenium.
Com produção e direção de Ziuta Zajacówna, os artistas apresentam "W kręgu życia i śmierci – romance hiszpańskie" (no círculo da vida e da morte - romance espanhol). O espetáculo é na Kamienica Szołayskich, ul. Szczepańska 11, em Cracóvia.