terça-feira, 9 de junho de 2009

Polônia dividida entre Leste-Oeste


Os dois partidos mais votados nas eleições para o Europarlamento na Polônia, PO - Partido da Cidadania e o PiS - Partido do Direito e Justiça polarizaram o país e os eleitores.
Ainda não foi desta vez que o PO, do primeiro ministro Donald Tusk, venceu o PiS do presidente da república Lech kaczyński, ou seja no campo. Mas os resultados mostraram que o PO chegou bem próximo, pois enquanto o PiS fez mais de 33% o PO passou dos 30%. Mas nos centros urbanos a vitória dos colegas de Tusk foi mais do que expressiva, ou seja venceu fácil de 49,6% a 25,1%, ou seja praticamente o dobro.
Mas o que ficou claro nestas eleições que aqueles que moram à Oeste do rio Vístula (rio que divide o país ao meio de Sul a Norte) votam pela modernização do país, ou seja representado pelos centro-direita do PO. À leste do Vístula, ou seja na região que faz fronteira com países da antiga União Soviética a preferência é pelos extrema-direita do PiS e pelos esquerdistas do PSL. Segundo os sociólogos esta divisão se caracteriza por uma forte influência católica-patriótica daqueles que vivem no campo na região Leste do país.
o que nem mesmo os sociólogos polacos identificam é que a orientação de extrema-direita dos católicos do campo revela também uma aceitação dos esquerdistas, remanescentes do comunismo. Em outras palavras o conservadorismo dos camponeses caminha lado a lado com as práticas comunistas do passado.

Muita música no Błonia

Koncert Fischerspooner - Foto: Mateusz Skwarczek

No último fim de semana, enquanto uns iam às urnas votar para as eleições para o Parlamento Europeu, outros foram ao Parque Błonia, em Cracóvia agitar nos shows do Selector Festival.
Tocaram no maior parque da cidade, entre outros, Röyksopp, Franz Ferdinand, CSS e Orbital. Durante dois dias mais de 10 mil pessoas cantaram, dançaram e aplaudiram seus astros.