quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dudek contra Barcelona?

Foto: Andrea Comas/Reuters
Ele já foi herói da seleção polaca e do poderoso Liverpool da Inglaterra, agora curte a reserva do eterno Casillas no gol do Real Madrid. Campeão como toda a equipe, o goleiro polaco Jerzy Dudek, depois da ressaca do título conseguido com antecipação, no último domingo, na vitória de sua equipe contra o Osasuna, espera jogar contra o Barcelona. Casillas deve ganhar folga e o técnico alemão escalar Dudek para jogar contra o time de Messi e Henry. Perguntado sobre o que se pode esperar desta partida contra o arqui-inimigo, Dudek disse que "nós temos um time responsável. Os brasileiros de agora são mais sérios do grupo anterior, quer dizer Ronaldo e Roberto Carlos. Tenho esperança, que nosso sucesso não nos prejudicará neste jogo importante".
Mas depois de duas temporadas e apenas 7 partidas como titular, o goleiro polaco quer deixar o campeão Madrid: "Jogar aqui é um sonho, mas não no banco, por isso quero ir para uma equipe onde seja titular, onde eu possa jogar".

Bispo teria sido espião comunista

Após a posse do primeiro-ministro do PO - Partido da Plataforma da Cidadania, Donald Tusk tinha desaparecido as informações de caça as bruxas do período comunista. Mas, os jornais da Polônia publicam hoje que o Instytut Pamięci Narodowej (Instituto da Memória Nacional) encontrou documentos de que o bispo Wiesław Mering era colcaborador dos serviços de segurança no sistema comunista, inclusive quando morou na França. Nos registros consta o pseudônimo de „Lucjan” como sendo o do padre Wiesław Mering. Enquanto padre era também espião do IV Departament SB. No Departament I a informação é de que trabalhou como agente no exterior. Para o o padre Tadeusz Isakowicz-Zaleski, que há alguns anos faz pesquisas sobre o trabalho de colaboração de padres com o regime comunista, as informações encontradas nos registros dos dois departamentos do Serviço Secreto Polaco são inegáveis.
O bispo Mering, contudo nega dizendo que "nunca assinei qualquer documento de colaboração com o serviço secreto. Nunca colaborei e se alguém encontrou alguma coisa assinada por mim, esta pessoa recebeu dinheiro para me caluniar. Mas estou a disposição das autoridades para esclarecer." Jan Żaryn do Instytut Pamięci Narodowej diz não haver nenhuma dúvida sobre os registros que apotam o bispo Wiesław Mering como colaborador do serviço secreto comunista polaco.
P.S. Logo que o governo dos gêmeos Kaczyński assumiram o poder muitas pessoas perderam seus empregos, acusados que foram de pertencer aos serviços do regime comunista. A direita polaca não admite que o país passou 40 anos sob regime comunista e todos aqueles que fizeram parte, ou colaboraram são inimigos da Pátria... A história vai julgar este período da nação polaca e só ela pode dar o veredito e não so governos de ocasião.