domingo, 1 de fevereiro de 2009

Partido do presidente reunido em Cracóvia

Está acontecendo em Cracóvia o congresso do partido PiS (Direito e Justiça) do Presidente Lech Kaczyński. Delegados do segundo maior partido no parlamento polaco estão buscando adotar uma nova plataforma de condução em suas políticas e propondo muitas mudanças na administração do Estado.
Em seu discurso de abertura, o líder Jarosław Kaczyński (gêmeo do presidente da República) disse que a nova ordem em seu partido será de "Paz não guerra". Kaczyński também convidou o Primeiro Ministro, Donald Tusk, para se encontrar com ele, mas somente após o congresso de seu partido.
Antes de iniciado o congresso do PiS, Tusk tinha expressado sua vontade de discursar aos delegados do partido opositor. O Premier polaco é do PO (Partido da Cidadania).
Na manhã de ontem, o porta-voz do PiS, Adam Bielan, na Radio Polska 1 falou sobre estas novas diretrizes de seu partido, dizendo que o programa é complexo e aporta mudanças no sistema econômico. "O maior problema da economia hoje, é como crescer com o aumento do desemprego. É isto que o cidadão polaco tem em mente, ou seja, que todos os partidos deveriam considerar e não só o meu partido", disse Adam Bielan.
O deputado do PiS é membro do parlamento europeu e um dos delegados para relações com o Mercosul. Tem 24 anos e nasceu em Gdańsk.

O Congresso do partido de direita polaco PiS está acontecendo no bairro da Nowa Huta, símbolo do passado comunista da Polônia.

Sal da Terra é finalista de Festival Europeu


O filme paranaense Sal da Terra do diretor Elói Pires Ferreira, curitibano descendente de polacos, recebeu comunicado dos organizadores do Festival Europeu do Filme Espiritual 2009 que acontece na França entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março, que a história do padre-caminhoneiro polaco foi escolhido como um dos finalistas da seleção internacional.
Leia mais a respeito do filme no "post" do dia 15 de dezembro último, na coluna ao lado de meus arquivos com o título: "Padres polacos caminhoneiros no Brasil".


Dear Eloi,

We have the great pleasure to announce you that the Selection Committee has chosen your film O SAL DA TERRA as a finalist of the EUROPEAN SPIRITUAL FILM FESTIVAL 2009.
Wishing you the best of luck,

Marc-Olivier Louveau
(Founder and President)
contact@festival-esff.com