segunda-feira, 16 de março de 2009

Campeonato perde seu artilheiro

Paweł Brożek - Foto: Kuba Atys

O fim de semana futebolístico na Polônia sofreu abalo com a contusão do principal atacante do país, Paweł Brożek, artilheiro da equipe do Wisła Kraków (pronuncia-se vissuáf cracuf - vístula cracóvia) e do campeonato com 14 gols.
A equipe de Cracóvia, campeão do ano passado, está na terceira colocação na tabela de classificação e com a contusão de seu principal jogador vê suas chances de conquistar o bicampeonato ficar muito mais distante, em que pese estar cinco pontos atrás do líder Lech Poznań.
Mas não são apenas o torcedores do Wisła Kraków que estão preocupados, mas o país todo. A pergunta que todos fazem é: que substituirá o artilheiro na seleção no jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, contra a Irlanda do Norte?
O candidato natural, nesta altura do campeonato, para a vaga na seleção é Robert Lewandowski do Lech. Mas ainda há Marek Saganowski e Łukasz Sosin. Um deles deve se juntar na seleção a Jelen e Smolarek
A equipe de Cracóvia jogava com o PGE GKS Belchatów quando aos 45 minutos Paweł Brożek numa disputa com o goleiro adversário caiu sentindo a perna. Previsões mais otimistas é de que só possa retornar aos treinamentos daqui um mês, ou seja, faltando poucas rodas para o encerramento do campeonato. O jogo terminou empatado em zero a zero.

Classificação:


Equipe jogos
pontos gols favor-contra
1 Lech Poznań 20 43 37-14
2 Legia Warszawa 20 40 36-12
3 Wisła Kraków 20 38 31-15
4 Polonia Warszawa 20 36 27-14
5 Śląsk Wrocław 20 35 30-21
6 GKS Bełchatów 20 32 24-22
7 Ruch Chorzów 20 25 15-20
8 ŁKS Łódź 20 25 19-28
9 Jagiellonia Białystok 20 24 18-21
10 Arka Gdynia 20 24 18-23
11 Polonia Bytom 20 22 22-33
12 Lechia Gdańsk 20 22 19-30
13 Piast Gliwice 20 21 10-18
14 Cracovia Kraków 20 20 17-26
15 Odra Wodzisław 20 18 14-27
16 Górnik Zabrze 20 17 12-25



Cleber vendido


Cleber ainda com a camisa do Wisła Kraków corre atrás de Thierry Henry do Barcelona.
Foto: Kacper Pempel

Por outro lado, o lateral esquerdo brasileiro Cleber vendido pelo Wisła Kraków para o Terek Grozni fez sua estréia no campeonato russo marcando o gol da vitória de sua equipe contra o Spartak Nalczik. Cleber chegou a Cracóvia, em 2005, vindo de Portugal para fazer companhia ao também brasileiro Jean Paulista. Cleber fez 78 partidas e 10 gols. Era uma forte referência na defesa da equipe de Cracóvia, tendo sido eleito o melhor da rodada várias vezes. Foi vendido por 200 mil euros. Cleber assinou o contrato com a equipe russa semana passada por dois anos.

Marcha pela liquidação do gueto

Foto: Mateusz Skwarczek

Centenas de pessoas participaram, neste domingo, da Marcha da Recordação pelos 66 anos de liquidação do gueto judeu de Cracóvia. Os participantes fizeram um percurso de 4 km pelo bairro do Podgórze, na outra margem do rio Vístula. Entre os participantes muitos moradores, jovens, autoridades municipais e pessoas vindas de Israel especialmente para esta marcha.
Houve um rápida cerimônia na praça Bohaterów Getta (heróis do gueto), durante a qual o coro israelense Hadrey-Ron fez um pequena apresentação. Depois a já tradicional marcha fez o percurso entre "Apteki pod Orłem" e o que restou do muro que circundava o gueto na ulica (rua) Lwowskiej, onde depositaram flores. Em seguida foram até o campo de concentração de Płaszów, não distante dali.

A marcha da evacuação sobre a ponte do rio Vístula

"Assim cada ano vamos por este caminho, no qual lembramos nossos pais, mães e itmãos. Esta marcha será sempre ocasião, para que nos lembremos deles a cada ano, e não só em datas de aniversário", disse o presidente da Comunidade Judaica de Cracóvia, Tadeusz Jakubowicz, que na liquidação do gueto há 66 anos atrás tinha 5 anos de idade e a tudo assistiu como um dos poucos sobreviventes.
"Lembro-me perfeitamente desta marcha conduzido pelas mãos de minha mãe. As pernas me doiam e eu queria sentar-me, mas minhas mãe me puxava pelas mãos." acrescentou Jakubowicz.
Ainda neste domingo, como parte das comemorações houve, exposição no bairro judeu do Kazimierz (de onde foram evacuados os judeus para o outro lado do Vístula no gueto do Podgórze). Na sinagoga Tempel houve um concerto com o coro israelense Hadrey-Ron sob direção de Aviego Faintocha.

Os portões do então gueto do Podgórze

Gueto
Os alemães abriram o gueto em 1941, onde colocaram cerca de 17 mil pessoas. Durante a liquidação do gueto na noite de 13 para 14 de março de 1943 foram assassinadas mais de mil pessoas e todos aqueles que estavam aptos para o trabalho foram transferidos para o campo de concentração de Płaszów (outro bairro de Cracóvia). O campo funcionou de 1943 a 1945. No início era apenas local de trabalhos forçados e só depois funcionou como campo de concentração. Foi um local de exterminação de judeus e de ciganos, além de católicos e outras nacionalidades.

O campo de Płaszów

O martírio da evacuação do bairro do Kazimierz, a marcha através da ponte de ferro sobre o rio Vístula, a formação do gueto e do campo de concentração foram o tema do filme de Steven Spielberg "Lista de Schindler". Muito próximo do gueto, quase nas margens do rio funcionou a fábrica de Artur Schindler. Prédios que existem até hoje e que estão para se tornar um centro cultural.