sábado, 1 de setembro de 2007

Há 68 anos alemães invadiram a Polônia

Os poderosos tanques alemães são contidos por soldados polacos à cavalo

Com a presença do primeiro-ministro Jarosław Kaczyński e outras autoridades, a Polônia lembra hoje, os 68 anos da invasão alemã de primeiro de setembro de 1939. A cerimônia acontece em Westerplatte, na costa do Mar Báltico, Norte da Polônia. O sentido da comemoração é para recordar que a Polônia foi o primeiro país que ousou enfrentar Hitler e que suportou sozinha as forças inimigas durante 6 semanas, não só dos nazistas mas dos soviéticos, que duas semanas depois também invadiram as terras polacas. A França, por exemplo, com um exército muito maior e mais equipado sucumbiu em apenas duas semanas. A Polônia ao contrário nunca se entregou, pois basta lembrar o "Levante de 44" em Varsóvia para comprovar. Enquanto o povo lutava contra os nazistas, do outro lado do rio Vístula, os aliados russos apenas observavam e nada fizeram para impedir a devastação de Varsóvia.
O primeiro-ministro Kaczyński afirmou que, "Nós fomos os primeiros e nós devemos manter a lembrança, como se aquele tenha sido um dia de glória e grandeza de nossa nação", acrescentando que a atitude polaca naquele momento protegeu a Europa de maiores perdas e crueldades da guerra. Durante os 5 anos de guerra a Polônia perdeu seis milhões de pessoas, entre católicos, ciganos, protestantes e judeus.

Katyń de Andrzej Wajda


Um dos cartazes do próximo filme de Andrzej Wajda já está pronto. Katyń, com estréia marcada para dia 17 de setembro, no Festival de Cinema de Gydnia, foi produzido pela Akson Studio. Será lançado, portanto, na data que se comemora a invasão soviética da Polônia de 1939. Justo dezessete dias após a invasão nazista. O filme é o relato de um massacre mantido em segredo por mais de 60 anos. O roteiro do filme foi baseado no livro de Andrzej Mularczyk, que por sua vez conta a história de uma família, que em 1946, espera o retorno dos oficiais (que todos diziam estar aprisionados) da guerra terminada. Na história real, os russos, que se diziam aliados e defensores da Polônia contra Hitler assassinaram na localidade de Katyń (Rússia) metade do corpo de oficiais do exército da Polônia. Os russos soviéticos trucidaram 40 mil soldados polacos, entre marechais, generais, coronéis, majores capitães e tenentes sem dó, nem piedade. Stalin colocou a culpa nos nazistas... Mas nada como o tempo para desmentir os ditadores. O filme que custou 4 milhões de euros tem no elenco:

· Andrzej Chyra (como Andrzej) · Artur Żmijewski (como Artur) · Maja Ostaszewska (como Maja, esposa de Artur) · Wiktoria Gąsiewska (filha de Artur) · Władysław Kowalski (pai de Artur) · Maja Komorowska (mãe de Artur) · Jan Englert (General) · Danuta Stenka (esposa do General) · Agnieszka Kawiorska (filha do General) · Joanna Kawiorska (filha do General) · Stanisława Celińska (como Stasia, doméstica na casa do General) · Paweł Małaszyński (como Paweł, engenheiro, tenente-coronel-piloto) · Magdalena Cielecka (irmã de Paweł) · Agnieszka Glińska (irmã de Paweł) · Anna Radwan (como Anna, parente de Maja) · Antoni Pawlicki (como Antoni, filho de Anna) · Alicja Dąbrowska (atriz) · Jakub Przebindowski (padre vigário) · Krzysztof Globisz (médico) · Krzysztof Kolberger (professor de química) · Tadeusz Wojtych (como Karasia) · Jacek Braciak · Dorota Segda · Aleksander Fabisiak · Sebastiana Bezzel e · Waldemar Barwiński.

A melhor escola de cinema


Państwowa Wyższa Szkoła Filmowa, Telewizyjna i Teatralna im. Leona Schillera w Łodzi, ou Escola Superior Nacional de Cinema, Televisão e Teatro Leon Schiller de Łódź (pronuncia-se úudji) é talvez, senão, a mais conceituada universidade de cinema de todo o mundo. A indústria do cinema pode ser em Hollywood, ou Bolywood (Índia), mas escola mesmo é na Polônia. A escola foi criada logo apos o final da II Guerra Mundial em 8 de marco de 1946 e assumida pelo governo da Republica em 30 de junho de 1950. Não bastasse a quantidade de prêmios de seus alunos em festivais internacionais, foi aqui que estudaram os cineastas Andrzej WAJDA (pronuncia-se ândjei váida), Roman POLAŃSKI, Krzysztof KIEŚLOWSKI (kjichstóf quiéchlóvsqui) e Kazimierz KUTZ (cájimiéje), Krzysztof Zanussi e os diretores de fotografia Jerzy WÓJCIK (iéji vuitssik), Witold SOBOCIŃSKI (vitold sobotssinhsqui), Mieczysław JAHODA (miétchissúaf iarroda) e Wiesław ZDORT (viéssúaf). Somente estes receberam várias vezes Palma de Ouro de Cannes, Urso de Ouro de Berlim, Leão de Ouro de Veneza, Oscar de Hollywood, tornando o cinema polaco não só conhecido como importante em todo o mundo. Wajda já ganhava a Palma de Cannes em 1954 pelo seu clássico "Kanał" e em 1958, Roman Polański ganhava o prêmio pelo seu filme de estudante "Dwaj ludzie z szafą" no Festival de Cinema na Exposição Universal de Bruxelas EXPO-58. Outros alunos diretores premiados foram Witold Leszczyński com "Zywot Mateusza", "Konopielka", "Siekierezada", Jerzy Skolimowski com"Ręce do Góry", "Deep End", "The Shout", "Moonlighting", Krzysztof Zanussi com "Struktura Kryształu", "Iluminacja", "Barwy Ochronne", Krzysztof Kieślowski com "Podwójne Życie Weroniki", "Czerwony", "Niebieski", "Bialy", Marek Piwowski com "Rejs", "Przepraszam, czy tu biją", Wojciech Marczewski com "Zmory", "Dreszcze", "Ucieczka z Kina Wolność".
A escola oferece cursos de direção de cinema, televisão, teatro, ator, produção de cinema, produção de televisão, operador de câmera e montador. Os cursos duram em média 5 anos, mais um ano inicial de curso de idioma (para estudantes estrangeiros que optarem língua polaca). Os cursos de direção de cinema, televisão e/ou teatro, e de ator duram 5 anos, sendo 3 anos de licenciatura e dois anos de mestrado. O curso de câmera (cinegrafista de cinema e TV, direção de fotografia) dura 4 anos. Os cursos são grátis para estudantes polacos (que entretanto devem fazer exame de qualificação) e para estudantes estrangeiros custam: taxa de inscrição 200 dólares, mais curso de idioma polaco (1 ano) 3.000 dólares, além de 50.000 dólares para o período de 5 anos. Estudantes estrangeiros podem optar por fazer os cursos em polaco, ou inglês. Para os que optarem pelo polaco, devem fazer antes de iniciado o curso principal, um ano de idioma polaco. Para os que optarem pelo inglês é requisito apresentar certificado de proficiência (Cambridge, TOEFL etc). Para estudantes que tenham descendência polaca existem descontos nos valores dos cursos e mesmo bolsa integral, dependendo dos casos. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone +48(42)63-45-820, ou no site http://www.filmschool.lodz.pl, nas versões em idioma polaco e inglês. O endereço é:

Państwowa Wyższa Szkoła Filmowa, Telewizyjna i Teatralna im. Leona Schillera
Łódź ul. Targowa 61/63
kod pocztowy: 90-323.

O maior ídolo polaco

Os polacos gostam de futebol? Adoram! Os polacos gostam de vôlei? Amam! Mas quem é o maior jogador de futebol polaco hoje? Polêmica! O maior jogador de vôlei? Polêmica! Mas então quem é o ídolo dos esportes na Polônia? Ah! Aí é fácil responder... o maior ídolo nacional atende pelo nome de Adam Małysz. Tanto, mas tanto que até criaram a palavra Małyszomania.

Fotos: Tadeusz Mieczyński

Também pudera, o atleta é insuperável. E o esporte que ele pratica é difícil, emocionante, perigoso e belo. Ele é saltador de esqui de longa distância. Detentor de vários recordes, ele é capaz de "voar" até 145 metros de distância. Quatro vezes campeão do mundo, tendo um tricampeonato seguido inédito na história deste esporte de inverno. Duas medalhas Olímpicas (Prata e bronze) 4 vezes campeão do Campeonato Mundial, quatro vezes campeão da Copa Mundial, recorde em 8 pistas de oito países. Ganhou em 38 provas, subiu ao pódio 74 vezes. Apenas o finlandês Matti Nykänen o supera em número de vitórias com 46 triunfos.
O polaco de Wisła (pequena cidade nas montanhas) do Sul da Polônia, nasceu em 03 de dezembro ( a mesma data do meu aniversário). Foi lá mesmo que começou a saltar aos seis anos de idade. Não parou mais, pois foi 17 vezes campeão da Polônia. Małysz por seus feitos extraordinários na história do país e deste esporte, foi eleito três vezes o "Melhor Esportista do Ano", na Polônia e recebeu do governo a condecoração de Cavaleiro da Cruz Komandorski da ordem "Orderu Odrodzenia Polski".

Quando vieres a Polônia, entao, já sabes, nada de comprar camisetas do "Legia Warszawa", "Wisła Kraków", "Zagłębia Lublin" (campeão 2006-2007) ou das seleções de futebol, ou vôlei... a camisa adequada é a de Adam Małysz.