quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

João Paulo II será Santo em outubro 2013


É bem possível que a muito aguardada canonização do beato Papa João Paulo II ocorra ainda no próximo ano. Pelo menos é o que acredita o padre salesiano Dariusz Kowalczyk, da Universidade de Roma. A declaração foi dada nesta quarta-feira para a TVPInfo (canal de notícias da Telewizja Polska).
Segundo ele, o processo de canonização de João Paulo II deve acabar em outubro de 2013. Como o procedimento estabelecido para canonização está prestes a terminar, o que pode ser um dos mais curtos na história, João Paulo II será canonizado santo. 
Seria certamente o segundo processo mais rápido da Igreja Católica Apostólica Romana. O processo para canonizar Santo Antônio de Pádua durou apenas 11 meses. 
Para o polaco se tornar Santo é necessário que pelo menos um milagre tenha ocorrido depois dele se tornar Beato. O papa Bento XVI não tem nenhum problema para tomar tal decisão. Não esconde o fato de que ele quer pessoalmente declarar João Paulo II, um santo. 
Muito provavelmente a data escolhida seja exatamente o domingo de 20 de outubro, o mais próximo da data de 22 de outubro, que é a data em que o calendário da igreja dedica a João Paulo II, o 35º aniversário do anúncio da  sua escolha como Bispo de Roma e iniciado seu pontificado. 
Naquele dia além de dizer que vinha de um país de muito longe e de que o corrigissem se errasse o idioma italiano, o polaco Karol Wojtyła falou: "Não tenhais medo, abri as portas a Cristo."