sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Diminuem as fronteiras

Foto: Tomasz Lam
A TVP3 - Televisão polaca canal 3 - acompanhou, ao vivo, com vários repórteres, nesta noite a queda das fronteiras da Polônia com 4 países vizinhos e com quase todos os demais integrantes da União Européia. A meia-noite houve queima de fogos de artifícios em Cieczyn, na fronteira com a República Tcheca, bem como em várias outros postos de fronteira com a Alemanha, Lituânia, Eslováquia e República Tcheca. Acabam-se assim as longas filas nas estradas e pontes que levam mercadorias e pessoas de um canto a outro do velho continente. Por outro lado, a Polônia se converte no último bastião da Europa Unida no Leste. Os controles de fronteira que deixam de existir no Oeste, Norte e Sul são, ao contrário, a partir de agora muito mais reforçados no Leste, nas fronteiras com a Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. É a entrada em vigor, do Tratado de Schengen, desde a zero hora deste 21 de dezembro de 2007. As comemorações são significativas pois a partir de agora qualquer cidadão polaco pode cruzar a fronteira com seus vizinhos e demais membros da UE sem levar consigo passaporte, ou carteira de identidade. O mesmo vale para o estrangeiro em circulação pela Europa dos 24. Os novos membros Romênia, Chipre e Bulgária ainda não aderiram ao tratado europeu que foi assinado em 1985 na pequena cidade de Luxemburgo, Schengen. Pelo tratado é livre a circulação de cidadãos no território da União Européia. Nos aeroportos, contudo, o controle de passaporte ainda será realizado até 29 de maio de 2008, bem como no portos do Báltico, onde contudo, deverá continuar para a Rússia. Ouvido pelo jornal Gazeta Wyborcza (vibortcha), Lech Wałęsa (lerrrhh vauensa) disse que "Schengen é esperada concretização do sonho, pelo qual lutamos durante o comunismo, é a verdadeira liberdade. Mas temos ainda coisas importantes a fazer. O governo precisa fazer tudo para que antes da Eurocopa 2012 possamos entrar também na zona da moeda única - o Euro. Só assim, nossa luta por uma Europa unida estará concluída." Para os cidadãos bielorrussos o visto para a zona schengen custará 60 euros, enquanto que para russos e ucranianos apenas 35 euro. Paradoxalmente, os bielorrussos são os mais pobres da região e os que mais emigram para a Europa, fugindo da ditadura pró-russa em seu país. Uma lei polaca, permite, entretanto, que aqueles cidadãos destes três países que comprovem origem polaca estão livres do pagamento do visto.
Com os novos sócios, a zona Schengen terá uma população de 404 milhões. As fronteiras exteriores da União Européia terá agora 4.278 quilômetros, as mais extensas são com Bielorrússia 1.264 km, Rússia 1.058 km, Croacia 1.014km.
O Tratado Schengen tem dois objetivos: eliminar os controles nas fronteiras interiores e definição das fronteiras exteriores comuns e o segundo, "medidas compensatórias" para reforçar e aumentar as fronteiras exteriores com a cooperação judicial e policial, instauração de direitos de observação para as policias dos Estados pertencentes a zona. Para controlar as fronteiras que restaram serão investidos mais de 1 bilhão euros.
Em ato simbólico as fronteiras são "serradas" entre a Eslováquia e a Áustria. Foto Sewerin Sołtys.