terça-feira, 22 de junho de 2010

Esquerda decidirá eleições


Um dia após o anúncio do resultado oficial do primeiro turno das eleições presidenciais polacas, o jornal Gazeta Wyborcza (o mais importante do país) traz em sua primeira página, a machete:
No assédio da Esquerda

Isto porque, dos dois candidatos que vão para o segundo turno, um representa a extrema-direita, Jarosław Kaczyński e o outro a centro-direita, Bronisław Komorowski.
O terceiro colocado, Grzegorz Napieralski, com seus 13,7%, no primeiro turno, é de centro-esquerda (Partido do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski) e Waldemar Pawlak com seus 1,8% do votos é de esquerda.

Resultado Oficial das eleições polacas


Como se percebe pelo mapa, o vencedor do primeiro turno, o deputado do PO e atual presidente em exercício da presidência da República, Bronisław Komorowski (centro-direita), com seus 41,5% dos votos, está bem representado nas regiões Norte, Oeste e Sudoeste da Polônia. Já o candidato Jarosław Kaczyński do PiS (extrema-direita) com seus 36,5% dos votos tem seu eleitorado concentrado nas regiões central, Leste e Sul do país.
Embora o voto não seja obrigatório, o comparecimento de 54,94% dos eleitores, demonstra que pouco mais da metade da população está realmente interessada em participar da vida política do país. A outra metade não compareceu por preguiça política, herança comunista ou por discordar da democracia representativa?