domingo, 18 de novembro de 2007

Fusca congelado

Foto: Ulisses Iarochinski
Fusca congelado a 7 graus negativos na Ulica (ulitssa - rua) Bracka (bratsca - irmandade) no centro de Cracóvia as 16.30 da tarde. Sim, o céu já está escuro, mas o chão está branquinho... o fuscão amarelon também.

Polônia vence e está na Euro2008

Ebi um, Ebi dois: Polônia 2 X 0 Bélgica. Pela primeira vez na história, a seleção polaca se classifica para as finais de uma Copa Européia de Seleções. O Estádio Śląski, em Chorzów, na Silésia, recebeu 50 mil torcedores vestidos de branco e vermelho. Estes vieram sob uma temperatura de 7 graus negativos e com muitos "morrinhos de neve acumuladados atrás das traves e dos painéis de propaganda, localizados nas laterais do campo. Vieram para comemorar, principalmente, os dois gols de Smolarek - o menino de ouro da atual equipe da Polônia. Quando eram 22.28 minutos, a grande torcida presente no estádio e o restante do país inteiro começou a gritar a plenos pulmões "Obrigado, Obrigado". O árbitro tinha acabado de encerrar uma partida histórica. A torcida mais calorosa e simpática da Europa não arredou pé do estádio e mesmo com todo aquele frio continuava a gritar: "Ebi, Ebi....Leeeoooo" (Ebi de Euzebiusz Smolarek e Leeeooo de Leo Beenhakker).

Mesmo não fazendo um grande jogo, a Polônia venceu e deve o mérito todo a Euzebiusz Smolarek. Ainda no primeiro tempo, o jogador belga Jan Vertonghen tentou atrasar a bola desde a linha central do campo para seu goleiro. Porém, Ebi corre mais, chegou na frente, passou pelo goleiro e chutou para o gol vazio. A torcida enlouqueu. Ebi correu, então, para a linha de fundo e fazendo continência saúdou para as câmaras, dizendo: "Oi vovó!". No segundo tempo, a Bélgica, que já não aspirava nada na competição se mantinha atrás e a Polônia ficava apenas trocando passes. Até que, aos 5 minutos, um zagueiro polaco chutou forte a bola para a frente. Um meio-campista recebeu e lançou rápido para o ataque. O atacante lá na frente não demorou muito e chutou de fora da área. O goleiro belga defendeu parcialmente, mas para sua infelicidade, lá estava novamente Smolarek para com um toque de classe desviar do goleiro e mandar para o fundo das redes, decretando o placar final do jogo e a classificação antecipada da Polônia ao Euro2008 na Áustria-Suíça. Com a partida ganha o treinador holandês tirou Smolarek aos 40 minutos do segundo tempo. O torcida inteira se levantou e começou a gritar o nome do herói do jogo. No banco, o treinador Benhakker ao sair do banco para abraçar Smolarek o levantou do chão e deu-lhe um beijo. Dos 22 gols marcados pela seleção nestas eliminatórias, Smolarek fez 10. Nos últimos dois jogos fez 3 gols.
Antigas lendas do futebol polaco, hoje comentáristas de televisão, presentes no estádio estavam emocionados. Lato, aquele mesmo ponta direita, que na Copa de 1974, acabou com seleção de Zagalo e Rivelino, não se conteve e dizia: "É preciso parabenizar estes maravilhosos jogadores, o treinador e principalmente os torcedores". E o melhor jogador polaco da história, o mesmo que colocou a torcida da poderosa Juventus da Itália sob seus pés, Zbigniew Boniek foi longo em seu comentário final, começando por dizer que este é o primeiro sucesso do novo primeiro-ministro Donald Tusk. "Neste momento é muito bom começar com alegria. Esta foi a partida em que era necessário ganhar e os rapazes ganharam. Merecida e claramente, embora antes do primeiro gol, os belgas tivessem o domínio. Grande Smolarek, Grande Boruc, Grande Żewłakow. Mas todos os demais também jogaram com imensa dedicação. Grande e bravo se fez Beenhakker. Mas por uma razão estou furioso com ele. Fiquei mal quando ele tirou de campo, Ebi, aos 84 minutos. Tinha esperança, que se Ebi jogasse até o fim da partida, ele ainda marcaria mais um gol. Apesar disso sei que afinal foi uma decisão acertada. Não evito, contudo comparar Euzebiusz com Włodek e pergunto a Ebi sobre isto. Mas não há o que comparar nestes dois jogadores. Cada um deles é grande a seu tempo. Com este sucesso posso ir dormir mais feliz. Temos ainda o jogo com a Sérvia. Ainda encontrarei tempo de analisar este jogo e como a seleção deve se preparar para a Euro2008 e quem deverá ir para estas finais." Quando Boniek fala em comparar Euszebiusz com Włodek, está falando do ex-jogador Włodymierz Smolarek, pai do herói do jogo Smolarek.
Enquanto Boniek saúda o novo governo de Tusk, o Presidente Lech Kaczyński informou hoje, através do chefe de seu gabinete, Michał Kamiński, que amanhã, segunda-feira, determinará que se inicie os procedimentos para condecorar o treinador da seleção Leo Beenhakker com a Cruz do Mérito. Kamiński disse, que como o técnico é estrangeiro, são necessários alguns procedimentos, como o de informar ao Reino da Holanda, que um súdito seu será condecorado pelo governo Polaco. Após isto, ele será convidado ao Palácio Presidencial para receber a honraria.



Assim, portanto, a Polônia já está classificada. Com a vitória, os polacos garantiram um dos dois primeiros lugares do grupo A. Com 27 pontos, a Polônia só pode ser ultrapassada por Portugal, que tem 26, enquanto a Finlândia, que bateu em casa o Azerbaijão por 2X1, só pode alcançar o segundo lugar. Isto é claro, dependendo dos resultados da última rodada, quando Portugal espera vencer e espera que a Polônia perca, ou empate com a Sérvia. Seleção que teve seu jogo, de ontem, com o Cazaquistão adiado para este domingo, devido às más condições do tempo. Os sérvios também só podem sonhar com o segundo posto.