domingo, 25 de novembro de 2007

Quatro meses de blog

Pois... não é que hoje também está fazendo quatro meses que este blog nasceu. E tem permanecidono ciberespaço apenas pelo carinho com que tem sido recebido e pelos acessos que só aumentam. Já estamos atingindo quase 10 mil acessos. Neste período os "posts", ou seja, as informações mais lidas e acessadas foram: "Doda na Playboy Polska", "Pierogi de pinhão" e "Casas de madeira", nesta ordem. Também as informações que relacionam as buscas de ancestrais com história da Polônia, também são bem acessadas.

Brasil Alegria em Cracóvia 6

Fotos: Ulisses Iarochinski
Turistas que vêm a Cracóvia, depois de passarem o dia conhecendo e visitando as maravilhas da cidade e região, acabam confessando: "Em Cracóvia só tem mulher bonita. As feias devem estar em outro lugar, menos aqui". E na festa "Brasil Alegria", no Klub Rotunda, neste sábado, 24 de novembro foi fácil comprovar isso. Ainda mais que sambando elas sorriam ainda mais, o que as fazia mais bonitas ainda.

Brasil Alegria em Cracóvia 5

Foto: Ulisses Iarochinski
As polacas e polacos entenderam logo que sambar é sentir o batuque do coração e se deixar levar pelo ritmo dos sambas, axé, timbaladas, forrós. Ja de madrugada e cansados queriam saber quando é a próxima festa "Brasil Alegria", pois nunca se divertiram tanto com tamanha facilidade. "O Brasil é quente e agora sabemos o segredo: o samba mexe com a gente e contagia", dizia uma esgotada polaquinha.

Brasil Alegria em Cracóvia 4

Foto: Ulisses Iarochinski
Os polacos e polacas do grupo de Capoeira "Unicar" de Cracóvia arrebentaram com os balões verde-amarelos. Tanta foi a empolgação do público do Rotunda, na festa "Brasil Alegria", deste sábado, 24 de novembro. A frente do grupo esteve o polaco Adam Faba que ensinou o público a cantar o refrão "Ehh Paranaueee... Parana". Na Polônia, existem mais de 40 grupos de Capoeira. Até Federação já existe, coisa que nem no Brasil se foi pensando ainda. Estes grupos estão divididos em duas vertentes da luta/dança brasileira. Uns seguem "Mestre Nem", um mineiro de Belo Horizonte, que vive em Hamburgo, na Alemanha, líder da "Arte das Gerais". Os demais, seguem os Mestres de Salvador-Bahia e estão agrupados na "Unicar".

Brasil Alegria em Cracóvia 3

Foto: Ulisses Iarochinski
O pontagrossense Edilson Ribeiro de Lima passou meia hora mostrando às polacas e polacos, no Rotunda, de Cracóvia, que para dançar o samba, a timbalada, o axé e o carnaval brasileiro não precisa mais que alegria, energia e se envolver com o batuque e as batidas do coração. Uma vez aprendido os passos e movimentos básicos de quadris e pés, o público se deixou levar e não arredou pé do salão até a madrugada chegar. Bastou alguns minutos com o bailarino Edilson Lima para que os polacos entendessem que alegria e calor estão no samba e não na salsa. Na dança latina, os polacos passam meses aprendendo nas escolas de salsa que abriram, em Cracóvia, através de estudantes hispano-americanos. No samba, ao contrário, basta apenas sentir, sentir e sentir o ritmo... o resto o próprio corpo faz sozinho. Que nos perdoem os salsistas, mas quem não gosta de samba é ruim da cabeça e doente do pé.

Brasil Alegria em Cracóvia 2

Foto: Ulisses Iarochinski
Grupo "Nasza Fawela" com os brasileiros "polskiego pochodzenia" Rodrigo Kurek (no cavaquinho) Mauro L. Kraenski (no violão) e Rogério Piasecki (na pecussão) cantaram sambas que as polaquinhas ouviram atentamente. Ao final o grupo cantou uma composição de Mauro Kraenski. A música que ainda não tem título talvez seja o primeiro samba em polaco da história. As polacas se renderam a simpátia dos três e cantaram o refrão pedindo bis.

Coxa: campeão do Brasil 2007 "b"

Da-lhe Coxa Iarochinski com os capoeiristas polacos da Unicar

O jornalista paranaense Ulisses Iarochinski, organizou uma festa em Cracóvia para comemorar o título do Coritiba FootBall Club em Cracóvia.

A Festa com muito samba aconteceu no Klub Kultural Rotunda. Além de Ulisses participaram da festa o grupo de capoeira polaco Unicar e os estudantes brasileiros, Rogério Piasecki, Mauro Kraenski e Edilson Ribeiro de Lima (todos de Curitiba) juntos a Josiane Faganello, Rodrigo Kurek, Gicele Rakowski, Franciele Balin, Alessandro Rakowski, Denise (Rio Grande do Sul), além de Néia (e filhas) Angela (e filha).

A Festa foi até as 4 da madrugada (horário da Polônia). Muita cerveja e vodka polaca. Ulisses dançou o tempo todo com a camisa 10 dos 90 anos do Coxa e a bandeira "Da-lhe Coxa", com os dizeres de "Campeão do Brasil 2007 -B- Cracóvia".

História da Batalha do Arruda
O alviverde abriu o placar com um gol de Henrique ainda no primeiro tempo. A vitória, embora simples, já garantia ao Coxa o título da Série B, independente do resultado entre Paulista e Ipatinga. Mas a vantagem paranaense se transformou rapidamente em aflição quando o Santa Cruz empatou e em Jundiaí o Ipatinga conseguiu a virada.

Em poucos minutos o título – que era dado como certo pelos torcedores há várias rodadas – passou das mãos alviverdes para as do Ipatinga. O Santa Cruz marcou o gol da virada e o desespero tomou conta dos jogadores do Coritiba. Volante queria ser atacante, zagueiro não sabia mais onde atuar e todos receberam uma injeção de adrenalina nos pés e no coração.

Com um jogador a menos depois da expulsão de Jeci, os jogadores do Coxa “se enervaram”. No minuto seguinte Henrique Dias, que havia entrado no segundo tempo, cruzou para Keirrison mandar para as redes.

No sufoco o Coxa seguiu pressionando e mesmo sem ter mais um jogador – já que Túlio também foi expulso – o alviverde alcançou sua redenção aos 47 minutos. Henrique Dias mandou para o gol depois de um bate-rebate, configurando o típico gol chorado, sofrido, mas merecido. Festa Coxa em todo o país. (extraído do site da Gazeta do Povo).