terça-feira, 12 de outubro de 2010

A volta ao Przegorzaly e a realidade polaca

Foto: Ulisses Iarochinski
Esta foi a última imagem do Przegorzaly, que tive meses atrás. Fazia muito frio, mas muito frio: 25 graus negativos. A lata de cerveja não deu para tomar...pois o conteúdo era pura pedra.
Mas agora de volta ao Przegorzaly, encontro um Sol "malemolente" e o verde amarelado das àrvores como se estivessem a minha espera. Foram alguns meses distante deste paraíso de Cracóvia. Situado no Park Wolski e bem próximo do zoológico tudo aqui é tranquilidade e paz. Como podem ver na foto abaixo... não há como comparar a beleza daqui com nenhum outro lugar.

Foto: Ulisses Iarochinski
Estava 11 graus quando desci do avião no aeroporto de Balice, a dez minutos daqui. Mas quando eram 18 horas e o sol se pondo já tinha descido a 2 graus. Um frio denso, seco, mas muito melhor do que o frio úmido de Curitiba. Como novidade... finalmente estão asfaltando a subida da colina. A estradinha de paralepídos estava pedindo socorro... e olha que isso, desde que cheguei aqui em 30 de setembro de 2002.

 Foto: Anna Jarecka
Mas foi ligar a televisão... a TVP, para recordar o som e a fala dos jornalistas polacos para ter conhecimento de um grave acidente na estrada. Uma colisão brutal, causada pelo nevoeiro da manhã. As informações são de que 18 pessoas morreram. Não que o trânsito polaco seja uma maravilha. Mas, embora seja muito melhor do que o brasileiro, ainda falta muito para o trânsito da Polônia se equiparar aos países escandinavos. Aliás, ninguém supera Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia quanto ao baixíssimo número de acidentes, mortes e feridos no trânsito.
Mas o acidente de hoje foi muito grave para os padrões polacos. Há pelo menos três décadas não ocorria algo semelhante. Um ônibus bateu contra um caminhão nos arredores da Nova Cidade de Pilica. Nas Voivodias da Mazóvia e de Łódź foi decretado luto de três dias.
O acidente ocorreu a cerca de 6:18 horas da manhã na estrada 707, em Pilica Grójec (Voivodia da Mazóvia), no trevo de Rawa Mazowiecka.
De acordo com Magdalena Zalewska Siczek, dois feridos foram transportados para o hospital, mas os médicos, infelizmente, não puderam salvá-los. As perícias preliminares mostram que as vítimas são trabalhadores sazonais que iriam ao pomar para colher maçãs. O motorista do caminhão Volvo que colidiu de frente com o ônibus Wolkswagen ficou levemente ferido e passa bem no hospital. A polícia informou que ele estava sóbrio.