quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Assembleia do Paraná comemora datas polacas

Assembleia Legislativa do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná celebra datas importantes para a comunidade polaca, nesta quinta-feira, 11 de novembro. No Plenário do Parlamento, a partir das 10 horas, acontece, em sessão solene, a comemoração dos 90 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Polônia. Neste dia também é comemorada a independência da Polônia, que ocorreu em 1918.
Para o deputado Francisco Bührer (PSDB), proponente da sessão solene, os polacos têm dado grande contribuição à economia brasileira. “Os polacos são muito apegados à terra, e é a eles que devemos grandes parte da produção agrícola do Sul brasileiro”, diz. 
O Paraná tem relevante significado no capítulo da imigração polaca para o Brasil. A primeira representação oficial do país europeu na América Latina ocorreu, justamente em Curitiba, em 1920, com a implantação do Consulado da Polônia, considerada um marco na diplomacia entre os dois países.
Além disso, o Paraná possui a maior concentração da etnia polaca Brasil. O Estado abriga cerca de mais de um milhão de pessoas, das quase 4 milhões que residem no país. Figuras ilustres, como o ex-governador Jaime Lerner, o poeta Paulo Leminski, o desembargador João Kopytowski, o cineasta Elói Pires Ferreira e o flautista e regente Norton Morozowicz são representantes da etnia.
A região Sul do Estado, principalmente o município de São Mateus do Sul com Cruz Machado, União da Vitória; e a Região Metropolitana de Curitiba, especialmente Araucária, Contenda, Campo Largo, São José dos Pinhais – que abriga a Colônia Muricy – e Quitandinha concentram os maiores grupos.
Ao caminhar pelas ruas de Curitiba é comum ver a influência polaca, como as casas com lambrequim, e restaurantes ofertando no cardápio o pierogi, prato tradicional da culinária polaca. O termo polaca também é muito usado, carinhosamente, para se referir a mulheres curitibanas com o cabelo loiro. O sonho é outro legado da confeitaria polaca, não só para Curitiba, mas para todo Brasil.
Um dos pontos mais importantes do turismo da capital paranaense é o Bosque do Papa. Em uma reserva de árvores araucárias, próximo à região central, casas da época dos colonos polacos foram erguidas, para comemorar a vinda do papa João Paulo II à cidade, em 1980.
Durante a solenidade também será lançado o livro em versão bilíngüe (português e polaco) “90 anos de história do mais antigo consulado polaco na América Latina”, escrito pela cônsul Dorota Joanna Barys. Haverá ainda a apresentação do grupo folclórico polaco Wisla do Paraná.
Após o encerramento da sessão solene ocorrerá o lançamento de uma mostra fotográfica que traz 20 painéis e de documentos que contam um pouco dessa relação quase centenária entre Brasil e Polônia.



Polaco está chegando

Aguarde... em breve 

`Polaco`

estará em Curitiba