terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Wajda faz filme sobre Lech Wałęsa

No Outono do próximo ano, Andrzej Wajda termina seu mais recente filme sobre Lech Wałęsa (atenção, pronuncia-se Léérrrrheee Vauenssa).
"Por agora, temos uma idéia do roteiro e sabemos que queremos falar sobre Lech como nosso herói nacional, o que é de um valor inalienável para nós. E é uma personalidade inalienável, porque quem teria pensado que, de repente um simples trabalhador iria se tornar um líder. E isto é o mais maravilhoso", disse nesta semana, o cineasta polaco mais premiado do mundo Andrzej Wajda (pronuncia-se andjei váida) sobre seu mais recente projeto.
O título do filme remete a um discurso de Wałęsa no Congresso dos Estados Unidos, em novembro de 1989, quando o líder do Sindicato Solidariedade começou a falar com as palavras "We the People".
"Nas últimas cenas do filme eu quero mostrar este discurso", disse Wajda. O cineasta acrescentou que o filme vai começar a partir da cena, na qual Wałęsa, numa manhã de Agosto de 1980, chega ao estaleiro Lenin de Gdansk, para apoiar os trabalhadores em seus protestos.
O diretor enfatizou que as filmagens do herói do Solidariedade são consideradas por ele como seu dever a ser cumprido. Repetidamente, Wajda, ameaçou contar sobre Lech Wałęsa, que se preocupar com os embaraços políticos pertinentes.
O roteiro foi criado em colaboração com o escritor Janusz Głowacki, famoso pela sua especial forma colorida de descrever a realidade.
Permanece, porém, o mistério, sobre quem Andrzej Wajda, vai designar para o papel principal. Ele argumenta que é muito cedo para falar sobre isso, mas promete que vai ser ator polaco.
São muitos os possíveis, aqui alguns dos mais cotados:


Novos DVDs de filmes estrangeiros


Filmes estrangeiros lançados em DVD no mercado consumidor da Polônia, nesta véspera de Natal... de Leonardo de Caprio com "Incepcja" a Dusan Milic com "Gucza".
Como não poderia deixar de ser os cartazes (posters) polacos continuam originais mesmo quando só se utilizam de fotos.