segunda-feira, 7 de julho de 2008

Maior festival do mundo



Encerrou-se neste fim de semana com um grande concerto no mágico bairro do Kazimierz ,em Cracóvia, o “18 lat Festiwal Kultury Żydowskiej” (18 Festival da Kultura Judaica). Durante dez dias os melhores e mais importantes artistas judeus de todo o mundo fizeram da antiga capital real da Polônia um espaço de paz e concórdia. Foram mais de 200 eventos reunidos m vários locais da cidade. Os moradores e turistas puderam ouvir música klezmerska, chasydzka, popular, clássica e cantos de sinagoga, além de filmes, exposições, teatro, encontros de escritores. No sábado, o concerto „Szalom na Szerokiej” contou com a participação do astro da música iidich, Theodore Bikel. Durante mais de uma semana passaram por Cracóvia, Menashe's Dream, performance baseda no I.B com o cantor Adam Sroka; concerto com Itzchak Meir Helfgot (Israel), Azi Schwartz (Israel), Benzion Miller (USA), Daniel Gildar (USA), Neimah Cantors' Choir (UK), e Marc Temerlies (UK); Workshops sobre Dança Judaica com Steven Weintraub (USA), Jeff Warschauer, Deborah Strauss e Brotman (USA); Ceremonia de honra para os polacos que preservam a memória judaica; exibição dos filmes, “Song of David” dirigido por Oded Turgeman (20 min., 2007, USA)) e “Orthodox Stance” com direção de Jason Hutt (82 min., 2007, USA); e muitos outros.
P.S. O festival é a resposta para a manifestação despropositada do rabino de Tel Aviv sobre o anti-semitismo polaco.


Rabino ataca polacos


O jornalista Rafał Aleksander Ziemkiewicz, colunista político e econômico do jornal Rzeczpospolita, escreve hoje em sua coluna sobre as controversas posições do rabino de Tel Aviv, e o padre católico polaco Rydzyk.
Ziemkiewicz informa que o rabino israelense manifestou que todos os judeus que se encontram na Polônia deveriam imediatamente viajar a Israel, porque os polacos são anti-semitas. Segundo o jornalista não deixa de ser interessante a posição do rabino, já que de fato, existe um "pouco" de anti-semitismo na Polônia, mas não tanto quanto afirma o líder religioso judeu. Prova de que existe algo é a pregação constante do Padre Rydzyk, dono da rede de rádio Marija. Mas daí a afirmar que todos os polacos são... "é uma grande mentira". Fosse verdade o que diz o rabino, então todos os judeus do mundo inteiro teriam que correr imediatamente para Israel.
"O resultado deste empenho em afirmar que existe um anti-semitismo polaco é excepcionalmente malicioso, partindo de um santo rabino, e com diversas conseqüências. Talvez tivesse razão um outro rabino, mais esperto e de maior alcance mundial, mas este que do Monte Calvário frequëntemente repete a mesma idiota manifestação, fica difícil, pois este judeu estúpido é um verdadeiro desastre." afirma Ziemkiewicz.
Uma declaração diferente deste anti-semitismo polaco ficou caracterizada num relatório apresentado na União Européia que fala em invenção judia. O colunista do Rzeczpospolita em outro trecho escreve que, "O relatório do ministro Schetyn com base em estudos de peritos em xenofobia e anti-semitismo não detectou este ódio polaco preconizado por este estúpido rabino."
Para Ziemkiewicz, com este tom malicioso e mentiroso, o rabino de Tel Aviv, o que mais quer é atiçar os cães raivosos contra a Polônia. E assim influenciar de alguma forma a liberação de dinheiro da União Européia para investimentos em infra-estrutura no país.

P.S. Interessante é que este rabino, assim como alguns outros judeus, espalhados pelo mundo esquecem-se que os judeus viveram 800 anos na Polônia, depois que todos os reis católicos da Europa, os expulsaram de seus reinos na idade média. Quando a rainha espanhola, a católica Isabel expulsou os judeus da sua nova Espanha, foi a Polônia destino dos judeus sefardis. Quando os reis católicos portugueses os forçaram se converter ao cristianismo, foi a Polônia destino daqueles que não quiseram trocar seus sobrenomes para Silva, Carvalho, Pereira. E os judeus só acabaram na Polônia pela intervenção do monstro alemão nazista Hitler. Nestes oito séculos, a Polônia foi a Polin - pátria dos judeus. Fosse a Polônia anti-semita como explica este rabino, o fato de Cracóvia sediar há 18 anos o maior Festival da Cultura Judaica em todo o mundo?