quinta-feira, 17 de abril de 2008

O coração do Papa na Polônia?

Catedral de Wawel. Foto: Ulisses Iarochinski
"Esta brutalidade é profanação. Brutalidade? - sim!". A pergunta e a resposta é de um jornalista do "Corriere della Sera", que assim qualifica intenção de guardar o coração de João Paulo II, na Catedral de Wawel, em Cracóvia.
No artigo intitulado "Não deixem ninguém tocar em Karol", o jornalista italiano Pietro Calabrese sublinha, que melhor seria, que corpo inteiro do papa polaco seja transportado para Cracóvia e não apenas o coração. Calabrese escreve, que a intenção dos polacos soa a horror. Como ele pode averiguar, houve um pedido da Igreja polaca no sentido de guardar o coração do papa, em seu país natal, o que para ele seria apenas uma atração pagã. Calabrese mais adiante escreve que nem um filme de horror pode ser mais cruel. "Eu preferiria que o corpo do papa Wojtyła permaneça intato, não dividido (...) sem profanação" - escreve o jornalista italiano.
Segundo sua opinião, seria melhor que Bento XVI decidisse de forma concludente, que para o bem dos polacos fervorosamente católicos, o corpo do papa mais querido em sua época fique intato. "Queria saber, se aquele Karol Wojtyła voltasse à sua Pátria, seria cumprimentado com todas as honras na capela dos reis?". Pergunta-se o jornalista italiano para concluir que ainda "tenho esperança, que ninguém tocará em Karol".

Buscador na Pomerânia - 1

Foto: Ulisses Iarochinski
O “buscador de origens” em que me transformei nos últimos meses nesta minha estada polaca levou-me nesta semana que passou ao ponto mais distante de Cracóvia dentro do território da Polônia. Tomei o trem de Cracóvia a Świnoujście. Foram mais de 13 horas com paradas a cada meia hora para entrada de passageiros Katowice, Gliwice, Wrocław, Poznań, Choszczno, Szczecin e muitas outras estações ao longo do percurso. Mas o pior não era o trem parar. Era a troca dos controladores de bilhete. Quando começava a dormir sentado naquela poltrona desconfortável de espaldar alto, a porta da cabine era aberta abruptamente, a luz forte acesa e um novo controlador a pedir o bilhete da passagem que meia hora atrás um outro controlador já havia solicitado. Por essas e outras é que a viagem foi extremamente cansativa. Embarquei as 21h48min horas e desembarquei em Szczecin às 09 horas. Meu primeiro destino estava ainda a 2 horas e meia de viagem de ônibus dali. Tampouco no ônibus foi possível dormir. Mas cheguei a Kamień Pomorski. Finalmente!
Foto: Ulisses Iarochinski
A cidade fica na voivoda Zachodniopomorski (Pomerânia Oeste) nas margens da baia Kamieński, a 5 km do Mar Báltico e a 58 km da Fronteira com a Alemanha. A baia faz parte do estuário do Rio Dziwna que permite ligação direta da cidade com o Mar Báltico.
Kamień tem uma área de 208,2 km quadrados com uma população de aproximadamente 15.000 (10.000 dentro dos limites da cidade) pessoas. Está a 57 km do porto marítimo de Świnoujście e a 50 km do aeroporto de Goleniów.

Foto: Ulisses Iarochinski

O nome da cidade deriva de uma pedra enorme nas águas da Baía de Kamień, que fica próximo a Ilha de Chrząszczewska, ao Norte da baia. É chamada de Pedra de Thr, ou Pedra do Rei e possui 20 m em circunferência, com 3 m de altura acima do nível da água. A enorme pedra teria sido transportada para o local há aproximadamente 10 mil anos por uma geleira do Pleistoceno e ainda existente na Escandinávia atualmente. O nome também está associado a um evento que teria ocorrido em 1121. O rei polaco Bolesław Krzywousty (bolessuaf kjivousti) teria dado as boas-vindas a uma frota de navios Pomeranos, justamente naquela enorme pedra. Kamień Pomorski, ao longo dos séculos foi ocupada pelos Reino da Polônia e pelas invasões dos cruzados teutônicos.Nestes períodos de ocupação prusso-germânica seu nome sempre era alterado para o alemão Cammin Pommern e assim foi conhecida até o final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Atualmente Kamień Pomorski é sede de Powiat e de Gmina, divisões administrativas que corresponderiam ao município e ao distrito na estrutura brasileira. Portanto, possui dois administradores locais, o Starosta que chefia o Powiat e o burmistrze (burmistje), que é governante da Gmina. Fazem parte ainda do Powiat, as Gmina de Wolin, Międzyzdroje, Dziwnów, Golczewo, além de várias vilas rurais como Lubin, Miechowo, Górki, Koplino e outras.


Foto: Ulisses Iarochinski
Uma das edificações mais antigas é a catedral. Construída em 1175 pelo príncipe polaco Kazimierz I. De sede de bispado da Igreja Católica apostólica Romana passaria durante as ocupações teutônicas, prussas e alemãs a Igreja Evangélica Protestante. Assim como outras igrejas existentes no município que até 1945 eram evangélicas e hoje em sua totalidade são católicas.

P.S. O relato por terras da Pomerânia e as buscas realizadas lá prosseguem... aguardem nos próximos dias...

Violência e álcool nas escolas

Estudantes do ensino médio em Randwick
Os adolescentes polacos bebem álcool e são ameaçados freqüentemente, ou até mesmo surrados, nas escolas, informa o jornal Dziennik. De acordo com recente relatório, os estudantes são perseguidos freqüentemente pelos próprios colegas e seus pais não reagem. De fato, muitos pais não se preocupam com o que acontece com seus filhos fora de casa. Além disso, alguns jovens professores já foram vítimas de violência por parte dos estudantes. Quase 40% dos estudantes na faixa etária dos 13 anos já beberam álcool, conforme estudo feito ano passado, adverte o jornal.

Ícones polacos mais populares

Alguns dias atrás o jornal Rzeczpospolita listou símbolos e ícones mais considerados pela maioria dos polacos. A pergunta feita pelo jornal foi: Que ícones da Polônia promoveriam melhor o país no mundo?
A maioria respondem que o mais representativo ícone polaco é o Papa João Paulo II. De acordo com a opinião maniestada através da votação organizada pelo Rzeczpospolita, outros símbolos populares da Polônia são águia branca, o brasão nacional, Mikołaj Kopernik (Nicolau Copérnico) e Lech Wałęsa (leehhrrr vauensa). Ao mesmo tempo os polacos associam a Suécia com Ikea, a Suíça com relógios e Finlândia com Nokia, escreve o jornal.