segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Kubica se recupera da cirurgia, na Itália


O piloto polaco de Fórmula1, Robert Kubica, que recupera do grave acidente que sofreu no rali "Ronde di Andora", realizado neste domingo, próximo a cidade de Gênova, no Norte da Itália, receberá a visita de Eric Boullier, chefe da Renault-Lotus, e do companheiro russo Vitaly Petrov, nesta segunda-feira. O piloto da Renault-Lotus, pilotando um Skoda Fabia da classe S2000, bateu em um guard rail, que no momento entrou pelo cockpit e atingiu o lado direito de seu corpo.
"A notícia do acidente de Robert veio como um choque para toda a equipe. Todos nós desejamos uma rápida recuperação a ele. Ficamos muito impressionados com a maneira que os médicos o atenderam e gostaríamos de agradecer a todos no Hospital Santa Corona por seu profissionalismo e dedicação. Estou viajando para a Itália com Vitaly Petrov para vê-lo e dizer que estamos esperando por seu retorno", disse Eric Boullier, em comunicado oficial da escuderia.
Kubica (pronuncia-se Kúbitssa) passou, ontem, por uma operação de sete horas, no Hospital Santa Corona, em Pietra Ligure. Os médicos afastaram o risco de amputação da mão direita do piloto, mas alertam que é necessário uma semana para saber se as funções motoras do membro serão comprometidas. Segundo os médicos, ele foi colocado em coma induzido no domingo e deve acordar em algum momento desta segunda-feira, dependendo do progresso de seu estado de saúde.

Mario Igor Rossello, médico especialista em mãos, ficou animado após a operação, mas disse que é muito cedo para dizer se ele se recuperará das lesões
"Foi uma operação importante e difícil. O antebraço de Robert foi cortado em dois lugares, com lesões significantes em ossos e tendões. Fizemos o nosso melhor para reconstruir suas funções. Usamos sete médicos, divididos em duas equipes, e um total de sete horas para completar a cirurgia. Ao fim da operação, a mão de Robert estava bem vascularizada e aquecida, o que é bom. Ele permanecerá em monitoramento constante, pois seu caso ainda é sério."


Vídeo de dentro do carro do piloto Mauro Moreno reproduzindo o percurso de Kubica antes do acidente. Moreno é o primeiro a passar pelo local. Moreno para o carro e seu navegador Bonato desce para ver o acidente:




Volta só daqui um ano
O Dr. Rossello, o médico que operou Kubica admitiu que a reparação dos nervos afetará a funcionalidade da mão. No momento em que o carro bateu no guard rail foram causados ferimentos muito grandes nas mãos do piloto polaco. As mãos têm muitos pequenos músculos, tendões e nervos, que se rompidos podem reduzir a eficiência e evitar os movimentos das mãos, que são necessários para os motoristas
A reabilitação deverá ser longa e árdua. "Estamos lidando com os tendões, que devem ser mantidos imóveis por até três meses, pois qualquer esforço pode rompe-los novamente. Se o dano for grave a capacidade de movimentos precisos podem não voltar mais"
Previsões menos otimistas dão conta que Roberto Kubica só poderá voltar a pilotar daqui um ano. Assim a temporada 2011, que reiniciou com bons treinamentos, acabou para o segundo piloto polaco da história da Fórmula1 (o primeiro é Emerson Fitipaldi - filho de mãe polaca).