quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O artilheiro Lato agora é presidente

Lato, eleito presidente da Federação Polaca de Futebol

Depois de ter corrido o risco de desfiliação da FIFA, a Polônia, acaba de eleger o presidente da PZPN - Federação Polaca de Futebol, o maior jogador de sua história, Lato, o artilheiro da Copa do Mundo de 1974.
Depois do governo polaco ter destituído o presidente anterior da PZPN e empossado um nome de sua confiança, a FIFA-Federação Internacional de Futebol Associado, deu um ultimatum, ou o governo se retirava do assunto e deixava as entidades do futebol eleger um novo presidente, ou desligava a federação e a Polônia não continuaria a disputar as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e nem promover a EuroCopa 2012.
Mas nesta tarde de quinta-feira, 29 de outubro, o grande Lato foi eleito presidente da PZPN. Boniek, outro dos grandes jogadores da história do futebol polaco, corria por fora, mas não foi desta vez para ele.


O artilheiro que destruiu a seleção do Zagalo de 1974

Grzegorz Lato
nasceu em 8 de abril de 1950, em Malbork, Norte da Polônia. Recorde de convocações para a seleção polaca. Foram 95 entre 1971 e 1984; tendo marcado 42 gols, sendo o segundo artilheiro atrás apenas de Włodzimierz Lubański. Além da Copa de 74, quando foi artilheiro com sete gols, Lato também participou das Copas de 78 e 82. Também esteve nas campanhas vitoriosas da seleção olímpica da Polônia, conquistando as Medalha de Ouro na Olimpiada de 1972 e a de prata na de 1976. Grzegorz Lato jogou a maior parte da sua carreira na equipe do Stal Mielec, de uma pequena cidade do Sudeste da Polônia e conquistou pelo clube o campeonato polaco de 1973 e de 1976. Aos 30 anos obteve autorização da Federação, quando ainda vigorava o comunismo e e se transferiu para o K.S.C Lokeren da Béligica. Encerrou sua carreira no México, jogando entre 1982 e 83 pelo Atlante, tendo marcado 15 gols. Depois jogou ainda no Canadá, pelo Polonia Hamilton e numa equipe de veteranos em Hamilton, Ontário. Lato foi senador na Polônia de 2001 a 2005.

Stryjeńska no Museu Nacional


Até janeiro o Museu Nacional da Polônia, em Cracóvia, promove pela primeira vez uma exposição da artista polaca mais conhecida no mundo na área da ilustração. Zofia Stryjeńska, que nasceu em Cracóvia em 1891 e morreu em Genebra em 1976, já fazia furor com sua obra, na Paris de 1925, quando ganhou vários prêmios internacionais. Nesta ilustração, de 1928, propriedade do Museu Nacional da Polônia, em Varsóvia, Stryjeńska representa, "Żywioły Ogień i Woda dla poselstwa polskiego w Sofii" (Elementos de fogo e água para a delegação polaca em Sofia).

Outono de folhas coloridas

Przegorzaly/ Cracóvia. Foto: Ulisses Iarochinski

As árvores do meu quintal aqui em Cracóvia estão derramando folhas coloridas pelo chão...