quinta-feira, 8 de novembro de 2007

As polaquinhas da cidade

Tempos atrás, a pedido da atriz paranaense Marisia Brunning, traduzi a letra da música de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, para um espetáculo em que ela participou em Curitiba. Segundo Marisia, o espetáculo foi um sucesso. Infelizmente a distância me impediu de ver. As pessoas que assistiram receberam cópia em papel da letra e tradução da música. Como nem todos estiveram lá, vai aqui o "hino curitibano" traduzido para o idioma polaco. Afinal Curitiba é "cidade-gêmea de honra" de Cracóvia. E esta mocinha mesmo sendo moreninha pode ter sido uma polaquinha, pois nem todas elas são loiras.


As mocinhas da cidade
(Nhô Belarmino)
Dziewczyny z miasta
(tradução livre: Ulisses Iarochinski)


As mocinhas da cidade
São bonitas e dançam bem
Eu dancei uma vez
Com uma moreninha
E já fiquei querendo bem


Dziewczyny z miasta
Są piękne i dobrze tańczą
Raz zatańczyłem z małą brunetką
A już się zakochałem

Embora seu pai não queira
Que eu me case com você
Mas depois de nós casados
Ele vai nos compreender


Chociaż twój ojciec nie chce
Żebym się z tobą ożenił
Gdy się pobierzemy
Zrozumie nas


Fui na casa da morena
Pedir água pra beber
Não é sede, não é nada, moreninha
Eu vim aqui só pra te ver

Poszedłem do domu brunetki
Poprosić o wodę do picia
To nie pragnienie, to nic, mała brunetka
Przyszedłem tu tylko po to, żeby cię zobaczyć

E o sol já vai entrando
E a saudade vem atrás
Vou buscar aquela linda moreninha
Para eu viver em paz

Słońce już wschodzi
A tęsknota idzie za nim
Będę poszukiwać ślicznej brunetki
By żyć w spokoju.
Poderiam ser estas moreninhas polacas... por que não?

Anna, Dorota, Kasia, Ewa

Casas do museu de Łowicz

O museu etnográfico (Skansen) em Maurzyce (maujitsse) está localizado a 7 km da cidade de Łowicz (uóvitch). Desde os anos 70 são reunidos ali monumentos arquitetônicos das antigas terras do principado de Łowicz. Atualmente o museu conta com mais de 30 casas de tronco como essas, encontradas na cidade velha, construídas no século 19.

Barroso: "O grande amigo da Polônia"

O Chefe da Comissão Européia (órgão executivo da UE), o português José Manuel Barroso expressou sua esperança de que a União européia possa trabalhar bem próxima e de forma amistoda com o novo governo polaco. Barroso cumprimentou em Varsóvia, o líder do PO Donald Tusk, vencedor das últimas eleições parlamentares de outubro. "Fico feliz de poder cumprimentar pessoalmente Donald Tusk pela vitória de seu partido nas eleições", declarou Barroso.
O português espera que Tusk, em sua primeira viagem ao exterior como primeiro-ministro, vá a Bruxelas. Para em seguida acrescentar que Bruxelas não é uma viagem ao exterior e que do lado europeu o relacionamento político com a Polônia será ainda maior a partir de agora. Tusk por sua vez, disse que é bastante simbólico que seu primeiro encontro, após as eleições, com o português Barroso tenha sido nesta ocasião em que o chefe do executivo europeu tenha vindo receber o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade SGH. Tusk cumprimentou Barroso pelo título e disse estar satisfeito de ter conversado com o "grande amigo da Polônia".