quinta-feira, 13 de março de 2008

Março de 68 em Cracóvia

Foto: Arquivo do IPN - Instituto da Memória Nacional
Exposição em Cracóvia, promovida pelo Arquivo da Universidade Jagielloński e pelo Departamento do Instituto da Memória Nacional, mostra o que foi o Março de 1968 na cidade. São mostrados documentos, recortes de jornais da época, além de muitas fotos, no edificio da reitoria no Collegium Novum na ulica Gołębia (rua das Pombas), na galeria do Café "Pęcherz" no subsolo do Collegium Maius - Museu da Universidade (Edíficio da universidade de 1400).
A abertura (vernisaje) acontece nesta quinta-feira, no salão Aula do Collegium Novum com a presença do Reitor prof. dr hab. Karol Musioł e dos professores Adam Bielański, Tomasz Gąsowski, Michał Pułaski e Andrzej Zoll. O prof. Stanisław Waltoś, diretor do Muzeum Uniwersytetu Jagiellońskiego da início ao simpósio sobre Março 68 com a projeção do filme de Bogusław Sławiński e Adam Cieślak „Uniwersytecki marzec 1968”.

Varsóvia: cidade chata

Primeiro Bruxelas, depois Varsóvia. Estas cidades são conhecidas pelos turistas como as mais chatas e aborriecidas da Europa. Pelo menos é o que aponta o portal TripAdvisor. O jornal polaco "Życie Warszawy" saiu as bancas esta semana perguntando: Isto é tão ruim assim?
O mesmo portal da Internet, por exemplo, aponta Londres como a mais suja e cara cidade européia. Mas também é a cidade da noite mais exuberante. Em Paris se pode fazer as melhores compras e onde melhor se pode comer. Em Dublin se encontram os locais mais amistosos para se encontrar com amigos. Praga é a cidade mais barata para os viajantes (Globe-Trotter). E Paris e Veneza são os destinos das viagens mais românticas.
E a capital polaca não se encontra em nenhum destes critérios que fazem a alegria dos turistas. Varsóvia depois de Bruxelas e antes de Oslo, Zurick e Zagreb está da categoria das mais chatas capitais européias.
O "promoter" Olivier Janiak, ouvido pelo jornal, polemiza o resultado do site de viagens: "Chata? Não é verdade! Em Varsóvia, vive-se fantásticas coisas, da mesma forma que se vive em outras cidades européias. São muitos os bons restaurantes, discotecas legais, lugares interessantes como a Fabryka Trzciny e outros".
O jornal "Życia Warszawy" não concorda, nem discorda do resultado da enquete dos organiuzadores da pesquisa do TripAdvisor, mas deixa claro que algo é preciso fazer para que esta imagem não cole na cidade.