terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cracóvia, descoberta arqueológica do sec. IV a.C.

Foto: Mateusz Skwarczek

Durante pesquisas num pequeno cemitério dos tempos da cultura Lusaciana próximo ao anel rodoviário ao Norte da cidade de Cracóvia, arqueólogos da Universidade Iaguielônia encontraram um sepultura do século 4 antes de Cristo.
A sepultura incomum pela sua riquesa pertencia aos lusacianos, povo que precedeu os eslavos na Europa Central. O túmulo encontrado, na região de Modlnice, é do início da idade do ferro. As primeiras evidências de que naquele local existia um sítio arqueológico apareceram quando da construção do anel rodoviário. Operários encontraram lascas de madeira do que teria sido uma maca. Pesquisadores logo em seguida descobriram ossos de um corpo que ao que tudo indicava era de uma mulher.´
A mulher teria sido enterrada sobre quatro linhas de rochas calcárias grandes. Estruturas semelhantes foram encontrados apenas na parte ocidental do atual território da Ucrânia.
"Talvez estejamos lidando com um bem marcada identidade étnica de uma mulher que foi destaque nos locais, próximos a Cracóvia, e era resultado de um casamento intertribal", acredita Karol Dzięgielewski do Instituto de Arqueologia da Universidade Iaguielônia.