domingo, 24 de maio de 2009

Jarosław ataca violentamente Tusk

Jarosław Kaczyński em Rzeszów  - Foto: Krzysztof Koch

Jarosław Kaczyński, presidente do PiS (Partido do Direito e Justiça, desferiu ataque violento contra o PO (Partido da Plataforma da Cidadania) e seu governo, em Rzeszów, neste sábado.
O gêmeo do presidente da República atacou o primeiro-ministro Donald Tusk, dizendo que em caso de vitória do partido nas eleições do parlamento europeu haverá um choque econômico que vai atingir os mais pobres da Polônia.
"Dos 50 deputados polacos que serão eleitos para o Parlamento Europeu nem todos estão prontos para defender o interesse nacional polaco. A tendência agora na Polônia e na Europa é dar importância para os Estados. Questionam a necessidade de existência das nações. Alguns querem substituir os interesses da Polônia pelos interesses europeus. Esta tendência tem representantes na Polônia.", alertou Jarosław.

A janela do Papa

Foto: Ulisses Iarochinski

As aparições dos Papa na janela da Praça São Pedro, no Vaticano, nas quartas-feiras e domingos, tem origem nesta janela da Cúria de Cracóvia. O então cardeal Karol Wojtyła já conversava com os cracovianos aí. Desde a morte em às 21:37 horas, 2 de abril de 2005, do Papa João Paulo II, a janela é local de peregrinação de fiéis. Hoje esta imensa foto decora o local. Com as comemorações neste 20 de maio do nascimento do menino Karol, a frente da Cúria ficou coberta de castiçais de vidros coloridos com velas em intenção de graças. Todas as vezes que o Papa voltou a Cracóvia ele conversou, cantou e orou com os cracovianos nesta janela. Hoje os fiéis cantam e oram em sua homenagem, esperando a comunicação de que ele foi consagrado Santo Papa João Paulo II.