segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Arqueólogos polacos descobrem túmulos de dinamarqueses

Fotos: J. Szmit/Z. Ratajczyk
 Guerreiros dinamarqueses enterrados em túmulos no Norte da Polônia. Arqueólogos polacos ficaram surpresos ao descobrir restos de quatro guerreiros escandinavos a mais de 700 quilômetros de sua terra natal.

Os restos do século 11 foram descobertos em um local peculiar, denominado pelos arqueólogos polacos de uma "Casa da Morte". 

Análise química e genética dos restos mortais permitiram descobrir que os quatro homens eram da Escandinávia, muito provavelmente da Dinamarca.

Segundo o Dr. Sławomir Wadyl, do Museu Arqueológico de Gdańsk, os guerreiros foram enterrados ao lado de uma infinidade de objetos e armamentos.

O arqueólogo disse à Agência de Imprensa Polaca (PAP): “Na parte central do cemitério, havia quatro túmulos com vários objetos.

"Homens, provavelmente guerreiros, foram enterrados neles, como evidenciado pelas armas e equipamentos equestres colocados juntos."

Os quatro guerreiros foram desenterrados na vila de Ciepłe, na Pomerânia Oriental (Pomorze Wschodnie), norte da Polônia.

Os guerreiros dinamarqueses teriam sido enterrados durante a dinastia Piast - a primeira dinastia polaca a governar do século 10 ao final do século 14.

O Dr. Wadyl informou que, "Aconteceu que todos os mortos enterrados na parte central do cemitério não eram do Reino Piast, mas sim da Escandinávia, provavelmente da Dinamarca".

Os guerreiros foram enterrados em uma necrópole maior, que remonta ao rei polaco Bolesław Chrobry (Boleslau, o Bravo).

Foto: K. Patalon
Ao lado deles, os arqueólogos descobriram um tesouro de armas, como espadas e lanças decorativas. As evidências sugerem que os quatro homens eram cavaleiros habilidosos, devido às fivelas, estribos e esporões encontrados ao lado de seus corpos. Havia também moedas antigas, objetos de metal, pentes, panelas e até restos de animais.

O local do enterro em si é interessante, porque é mais típico da Europa Oriental que da Escandinávia. Os guerreiros foram depositados em caixas de madeira medindo cerca de 13,5 m por 2 metros. Foram construídas como uma cabana de madeira, com tábuas e toras de madeira empilhadas umas sobre as outras.

Foto: PAP
"Era um dos métodos mais populares de construção de casas na época, então você poderia dizer que eles eram uma 'casa da morte", disse Wadyl. Em outra parte do cemitério, os arqueólogos encontraram outro modo de enterro, diferente, mas igualmente intrigante. Os arqueólogos desenterraram dois grandes caixões repousados ​​dentro de uma casa construída a partir de vigas verticais afiadas. "Estes são os maiores baús do gênero que conhecemos nos territórios da Polônia no momento", explicou Wadyl. Os locais do enterro provavelmente estavam cercados por alguma forma de paliçada de madeira.

Foto: PAP
O Dr. Wadyl acredita que os guerreiros dinamarqueses provavelmente faziam parte da elite local devido a seus enterros elaborados e ornamentados. Ele disse: “Os enterrados na parte central do raio de cimento representavam a elite social da época, como evidenciado pelo caráter monumental de seus túmulos e ricos móveis, mas seu papel provavelmente não se limitava à função típica de guerreiros."


O arqueólogo também acha que os homens coletavam impostos da população local devido a um conjunto de pesos encontrados ao lado de dois dos mortos. Esses não são os primeiros cemitérios misteriosos descobertos por arqueólogos na Polônia. Pesquisadores da região de Kuyavia-Pomerânica descobriram estruturas semelhantes a pirâmides anteriores às famosas pirâmides egípcias.


Ciepłe é uma vila no distrito administrativo de Gniew, da cidade de Tczew, na voivodia da Pomerânia, no norte da Polônia. Fica aproximadamente a 3 km ao norte de Gniew, 29 km ao sul de Tczew e 59 km ao sul da capital regional Gdańsk. A vila tem uma população de 339 pessoas.

Fonte: Express, Londres
Texto: Sebastian Kettley
Tradução e adaptação: Ulisses Iarochinski