terça-feira, 9 de outubro de 2007

Cantoro, o argentino do Wisła Kraków

Jogando há mais de cinco anos no meio campo do líder do campeonato polaco, Wisła Kraków (vissua cracuf), o argentino Cantoro é filho de brasileiro. Seu pai nasceu no Estado de São Paulo. Pelos avôs paternos, ele é de origem italiana, mas pelo lado materno também é mais um "polskiego pochodzenia". Aqui, na foto, com seus filhos, num jogo recente da bela campanha do clube de Cracóvia. O Wisła só tem ganhado de goleada. Em campo, ele fala portunhol com os brasileiros Jean Paulista e Kleber.

Kubica confia no Brasil

Ainda resta o Brasil e fim. Foi o que repetiu Robert Kubica (cubitssa) após mais uma avaria mecânica em seu bólido. Não foi a primeira vez que ele foi eliminado da corrida por problemas em seu carro. "Não é fácil segurar a emoção e embora tenha guiado bem, não foi possível mais uma vez terminar a corrida. No Grande Prêmio da China poderia ter tido uma sorte melhor, um pódium ou algo melhor. Fui sempre um segundo mais rápido que os demais pilotos. Mas o carro outra vez quebrou, desta vez foi a parte hidráulica. Espero que nas duas próximas semanas estes problemas todos possam ser solucionados e eu possa subir ao pódium no Brasil. Esta é minha última chance no ano". Foi isto que escreveu em seu blog, o piloto cracoviano, indiferente se a corrida de Interlagos é decisiva, ou não, para os três pilotos que mais marcaram pontos este ano, Hamilton, Alonso, Raikonnen.
A Revista Super Express publicou depoimento do tricampeão Nelson Piquet lamentando a falta de sorte do piloto polaco: "Lamento terrivelmente por Robert. Quantas vezes neste temporada ele teve ocasião de demonstrar seus plenos conhecimentos? Três, quatro? A lá se foram já 16 provas! Ele correu maravilhosamente, teve repetidas ocasiões de estar no pódium. Não tem sentido culpá-lo, pois o rapaz muitas vezes neste ano foi tirado das pistas por problemas mecânicos."

Polacos na Grã-Bretanha


A imprensa da Polônia está sempre atenta ao que se passa com os trabalhadores polacos, que já são mais de meio milhão, na ilha da Rainha Elizabeth II. Quase que diariamente é publicada uma reportagem nos jornais, onde o tema é: polacos na Grã-Bretanha. O jornal "Dziennik" (djiennik) publica nesta terça-feira, o resultado de uma pesquisa de opinião publica que encomendou para a empresa "Communicate Research" de Londres. Foi perguntado aos cidadãos ingleses: "Como são os polacos?" O resultado, segundo o jornal, é surpreendente. Primeiro, que o péssimo estereótipo de que os polacos sejam preguiçosos e bêbados não existe entre os britânicos, ao contrário, os polacos são muito trabalhadores e inteligentes. O "Dziennik", de posse do resultado da pesquisa, ouviu o professor doutor David Hay, da Universidade de Nottingham, o qual afirmou que, "Os polacos têm aqui uma muito boa imagem. Lembro da imigração que ocorreu logo após a II Guerra Mundial. Atualmente vem para cá apenas gente trabalhadora e inteligente. E por isto, olhamos os polacos com muito mais simpatia do que os demais imigrantes da Europa do Leste."
O respeito que os operosos polacos gozam atualmente na Grã-Bretanha tem muito a ver com educação. Todas as férias, milhares de universitários polacos vão para a Inglaterra ganhar dinheiro e melhorar a fluência no idioma inglês. Quando terminam a faculdade, saem já com mestrado. Voltam para a Inglaterra com a experiência de alguns anos de trabalhos realizados nas férias universitárias. Ambientados, adaptados e bem aceitos não é dificil arrumar um bom emprego. Quatro entre cinco britânicos concordam com o casamento de suas filhas com polacos, ou de seus filhos com as belas polacas. Segundo "Dziennik", os britânicos possuem excelente imagem dos polacos, contudo, não os amam. Sabem que estes chegam apenas para trabalhar e assim são tratados. Além do que acham os polacos muito orgulhosos de suas origens.

Księgarnia (kchiengarnia - livraria) polaca em Londres