quarta-feira, 21 de abril de 2010

Curitiba recebe empresários polacos


O Conselho de Comércio Exterior – CONCEX, da Associação Comercial do Paraná, em parceria com o Governo de Wielkopolska-Polônia, com o apoio do Consulado Geral da Polônia e da Câmara de Comércio Brasil-Polônia no Paraná, tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para participar da Apresentação da Comitiva de Empresários Polacos, que se realizará, nesta quinta-feira, 22 de abril, às 18:30horas, na sede na Associação Comercial do Paraná, Rua XV de Novembro, 621, 8º andar. Haverá apresentação das empresas que compõem a comitiva:
Graphit
Empresa vendedora de cachimbos e acessórios.
Acrylmed
Indústria química com um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, entre eles inseticidas, produtos para piscinas, entre outros.
Herbapol
Empresa produtora de ervas medicinais, comércio de ervas aromáticas e produtora de aditivos animais.
Eureka
Empresa que presta assistência a empresas de alta tecnologia, facilitando a cooperação entre elas.
SPARTA
Empresa distribuidora de metal para janelas, portas e cercas, bem como ferramentas em geral.
Médico Cirurgião Plástico
Trocar experiências neste ramo. Concentração especial na área de laser.
Elektroserv
Empresa especializada na automação e controle industrial, especialmente em geração de energia e calor.
Glinkowski
Empresa especialista em carruagens.

Após, será servido coquetel.
Favor confirmar sua presença pelo telefone: 3320-2371 ou pelo e-mail: renata.ribas@acp.org.br


Plataforma venceria as eleições agora

Tusk e Komorowski

Embora a forte comoção que o país vive a 11 dias, se as eleições fossem realizadas agora em abril, na Polônia, o PO - Partido da Plataforma da Cidadania teria 38% dos votos, enquanto o PiS - Partido Direito e Justiça, 25%. Para o Parlamento o SLD, tem 7% dos eleitores. A pesquisa foi realizada pelo CBOS durante o luto nacional após o acidente em Smoleński.
Comparado com levantamento de março, o PO do primeiro-ministro Donald Tusk perdeu apenas 1% do eleitorado, enquanto o PiS do presidente falecido Lech Kaczyński ganhou 2%.
Para o Sejm-Câmara dos Deputados não seriam eleitos representantes dos partidos, Krajowa Partia Emerytów i Rencistów, Liga Polskich Rodzin, Partia Kobiet, Samoobrona, Polska Partia Pracy, Unia Polityki Realnej. Ninguém gostaria de votar no Partia Demokratyczna, Prawica Rzeczypospolita, SdPl e Unia Praca. 17% não sabem em quem votar.
Dias atrás, o primeiro-ministro informou que não se canditará à Presidência da República, nas eleições a serem convocadas para junho próximo. Em seu lugar deverá ser lançado o nome de Bronisław Komorowski, até então, presidente do Sejm e atual Presidente da República em exercício, que também é do PO, partido de centro-direita.
Outros partidos estão conjecturando nomes para as candidaturas à Presidência da República, como são os casos de Waldemar Pawlak, do esquerdista PSL, Ryszard Kalisz do social-democrata SLD, e o irmão gêmeo do presidente, Jarosław Kaczyński pelo extrema-direita PiS.

O adeus a lendária Walentynowicz

Foto: Damian Kramski

Lech Wałęsa não se pronunciou na missa de corpo presente da lendária ativista do Sindicato Solidariedade, Anna Walentynowicz, sobre sua relação conflituosa com a falecida. Nos funerais, em Gdańsk, mais de 2 mil pessoas participaram na igreja do Sagrado Coração
Lech Wałęsa sentou-se em um dos últimos bancos. Após a missa, não quis falar aos jornalistas. Rapidamente entrou no carro e partiu. Guindaste do estaleiro de Gdańsk, a lendária Anna, foi sempre uma voz em defesa dos trabalhadores dos estaleiros de Gdańsk, que entraram em greve, em agosto de 1980. Durante a missa fúnebre, Janusz Śniadek, atual presidente do Sindicato Solidariedade, disse, "Senhora Anna! Viemos aqui inclinar nossas cabeças perante a majestade da sua vida". Śniadek completou,"Em sua vida honesta, nunca quis a honra. Foi necessário que o presidente Lech Kaczyński, embora atrasado lhe concedesse a mais alta condecoração a você".
O discurso de Śniadek foi longamente aplaudido, as pessoas levantaram suas mãos em um gesto simbólico da vitória.
Estiveram no funeral além de Śniadka e Lech Wałęsa, muitos ativistas do antigo "Solidariedade" e políticos da oposição como Jerzy Borowczak, Krzysztof Wyszkowski, Andrzej e Joanna Gwiazdowie, a ministra da educação Katarzyna Hall e Aleksander Hall, os parlamentares Bogdan Lis, Marek Biernacki, Andrzej Jaworski, Antoni Macierewicz, Tadeusz Cymański, Jolanta Szyczypińska, Dorota Arciszewska-Mielewczyk diretora do "Solidarności Walczącej" e Kornel Morawiecki. Também presentes estavam o vice-voivoda Michał Owczarczak e o voivoda Mieczysław Struk.

Mais 8 corpos identificados


Os peritos forenses identificaram mais 8 corpos de vítimas do acidente do avião. Os parentes próximos foram chamados para participar de suas identificaçõs, na terça-feira, segundo anunciou o chefe da Procuradoria Militar.
Até agora, dos 96 mortos, apenas 75 corpos voltaram para a Polônia. Entre os 21 que ainda restam, estes 8 da terça-feira, voltam imediatamente.
Segundo os peritos que trabalham na Central de Perícia Médica Forense de Moscou a identificação é a parte mais difícil do trabalho. O diagnóstico das 21 vítimas restantes exige uma análise demorada de material genético colhidas de cada uma das vítimas no local do acidente, junto algumas vezes de fragmentos de corpos. A ministra da saúde da Polônia, Ewa Kopacz voa de volta a Moscou, hoje.

Chopiníssimo em Curitiba


Nas comemorações mundiais do bicentenário de nascimento do compositor polaco Fryderyk Chopin (1810 – 1849), o primeiro poeta do piano e signo do “Grande Romantismo” do século 19. Curitiba que inaugurou o Ano no Brasil com o recital do pianista polaco, Jan Krzysztof Broja, dia 11 de janeiro e repetiu as doses no Concerto do pianista polaco Marian Sobula com a Orquestra de Câmara de Curitiba dia 15 de janeiro e no Concerto com os pianistas polacos Adam Makowicz e Krzysztof Jabłoński no dia 25 de março traz agora o projeto Chopiníssimo - Chopin, o Poeta do Piano, que estreou com enorme sucesso em fevereiro, no Rio de Janeiro, no dia 26 de abril, às 20:00 horas, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, Rua Marechal Deodoro, 771, Centro, telefone: (41) 3321-2842. Ingressos a R$10,00 ou R$5,00 mais 1kg de alimento não perecível. O dinheiro e os alimentos arrecadados irão para as vítimas dos desabamentos no Rio de Janeiro.
Para o Embaixador da República da Polônia, Sr. Jacek Junosza Kisielewski, “Fryderyk Chopin é motivo de grande orgulho para os polacos. Nós o consideramos não apenas o mais importante compositor nacional, como também um dos personagens mais marcantes da milenar história da Polônia. Artista cuja obra pertence à herança cultural da humanidade.”
O projeto CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano integra o Programa Oficial das celebrações internacionais do ANO CHOPIN, com o objetivo de mostrar ao mundo a imagem da Polônia hoje, através da música do compositor polaco. Recebeu o apoio do Ministro da Cultura e da Herança Nacional da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, da Embaixada da República da Polônia no Brasil, do Consulado Geral em Curitiba, do Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.
Criado e dirigido pela pesquisadora Eli Rocha, CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano inclui: concerto-cênico, exposição iconográfica e palestra multimídia. Estarão reunidos no espetáculo o ator Fernando Eiras (Prêmio Shell de Melhor Ator de 2010), a premiada pianista Linda Bustani e a jovem e promissora mezzo-soprano Carolina Faria. O concerto-cênico tem como protagonista a Música de Chopin onde Eiras dialoga com o repertório musical interpretados pelas pianista e a cantora. Fernando encena trechos de cartas e diários, que contam a nostalgia da pátria, a chegada e o sucesso nos salões de Paris, a ruptura do noivado com Maria Wodzinska e o momento mais marcante da sua vida: a paixão avassaladora pela Baronesa de Dudevant, conhecida como George Sand.
A pesquisadora Eli Rocha escolheu para o repertório obras do compositor, pouco tocadas, como: Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2 e opus 69 nº 1, Noturno opus 27 nº 2, Scherzo nº 3, Prelúdio nº 2 e as Variações Brilhantes opus 1; além de três canções do álbum das Melodias Polonesas opus 74, para canto e piano, raramente ouvidas no Brasil.
No dia seguinte, dia 27 de abril, será aberta uma exposição na Biblioteca Pública do Paraná.
Onde serão mostrados 15 painéis com 32 fotografias e reproduções – algumas inéditas no Brasil - de pinturas, desenhos, gravuras, partituras, documentos e objetos, cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia. No mesmo dia às 19 horas acontece uma Palestra Multimídia, na mesma Biblioteca Pública do Paraná. O crítico musical Rodolfo Valverde encerra o projeto com um Bate-Papo com Chopin. A vida e a obra do genial compositor polaco serão amplamente comentadas pelo professor Valverde. Em seguida, exibição multimídia de apresentações dos maiores intérpretes da atualidade.

COMENTÁRIOS SOBRE O ESPETÁCULO:

“A ideia de um concerto cênico é contextualizar as composições interpretadas, ou seja, é, antes de tudo, um concerto em que a cena informa e ilumina. Em CHOPINÍSSIMO, enquanto a pianista Linda Bustani e a mezzo-soprano Carolina Faria dão vida a algumas das páginas mais significativas da produção musical do mestre romântico, o ator Fernando Eiras emoldura o concerto vivendo e/ou comentando, como uma espécie de alter ego, ora do compositor, ora do próprio ator, os momentos vividos por Chopin enquanto aquelas obras eram gestadas em seu espírito. Uma obra de gênio, que transcende explicações, mas que ganham em significado e beleza quando se compreende as circunstâncias de sua gênese.”
Rodolfo Valverde, crítico musical

FICHA TÉCNICA:
Criação, roteiro e direção musical: Eli Rocha e Liliane Schwob
Produção executiva: Vianapole Comunicação
Design: Leo Viana
Assessoria de imprensa: RS Comunicação & Eventos

CHOPINÍSSIMO - Chopin, o Poeta do Piano
Dia 26 de abril, às 20h: Concerto-cênico com a participação de Linda Bustani (piano), Carolina Faria (mezzo-soprano) e do ator Fernando Eiras. Repertório: Mazurca opus 7 nº 1, Valsas opus 34 nº 2 e opus 69 nº 1, Noturno Opus 27 nº 2, Scherzo nº 3, Prelúdio nº 2 e as Variações Brilhantes opus 1; além de três canções do álbum das Melodias Polonesas opus 74, para canto e piano.
Espaço Cultural Capela Santa Maria, Rua Marechal Deodoro, 771, Centro.
Informações: (41) 3321 2842
Lotação: 275 lugares (203 na platéia e 72 nos mezaninos)
Lugares para deficientes físicos: 3
Ingressos a R$10,00 ou R$5,00 mais um 1kg de alimento não perecível, em prol dos desabrigados do Rio de Janeiro.

Dia 27 de abril, às 19h: Bate-papo com Chopin, palestra multimídia com o crítico Rodolfo Valverde e exposição de fotografias e reproduções cedidas pelo Museu Chopin do Instituto Fryderyk Chopin, em Varsóvia.
Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133.
Informações: (41) 3221-4900.
Entrada franca.