quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alunos do curso de polaco da UFPR




Na Universidade Federal do Paraná funciona há três anos o primeiro curso de Letras-Polaco da América Latina. Dois dos professores são procedentes da Polônia. São eles: Piotr Kalinowski e Aleksandra Piasecka-Till. Conta ainda com o carioca Marcelo Paiva de Souza, que passou 6 anos na Polônia e voltou com o título de doutor em Literatura, pela Universidade Iaguielônica, de Cracóvia. Eduardo Nadalin é o segundo brasileiro especialista em idioma polaco.
Este vídeo foi produzido pela polaca Barbara Kubisa em viagem de estudos no Brasil, agora em 2011.
Barbara Kubisa, nasceu 24 anos atrás, em Wrocław. Estuda filologia espanhola na universidade de Wrocław e realizou missões de estudo em Granada, na Espanha e Porto, em Portugal. A missão ao Brasil teve o objetivo de querer olhar o que ocorre com a cultura polaca (tradição, música, linguagem, e acima de tudo, a identidade dos imigrantes polacos e seus descendentes no Brasil).

O curso
No caso do polaco existe apenas habilitação simples do bacharelado (segundo o site do curso no portal da UFPR). O curso é ministrado somente no período noturno. O curso de Letras em si é formado por algumas disciplinas comuns a todas as habilitações. Por isso, independentemente da escolha pelo idioma polaco, o aluno irá cursar disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura Grega e Literatura Latina, Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa.
Além dessas, cada uma das 54 opções, tem suas matérias específicas. O Curso de Letras, em convênio com o programa de Pós-graduação em Letras, possui modernos equipamentos adequados à pesquisa em fonética e demais campos da linguística. Mas não será apenas nos laboratórios que o aluno poderá ter um contato maior com o estudo de línguas e literaturas.
O curso de Letras oferece ainda Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa Licenciar e Bolsa Monitoria. A participação em programa de bolsa contará como atividade formativa para o currículo do aluno.
A universidade paranaense oferece em todo vestibular (anual) 10 vagas para os estudantes interessados no bacharelado em letras-polaco.

Correio eletrônicos dos 4 professores:

Aleksandra Marcela Piasecka -Till
e­mail: piasecka@yahoo.com

Mestre Eduardo Nadalin
e­mail: nadalinedek@yahoo.com.br

Dr. Marcelo Paiva de Souza
e­mail: mrclpvdsz@hotmail.com

Mestre Piotr Kilanowski
e­mail: piotrkilanowski@hotmail.com