sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Vístula congelou em Płock

Neste fim de semana vim conhecer a cidade de Płock. Fica a duas horas de ônibus, a Nordeste de Varsóvia. Aqui está enterrado na Catedral do século 12, dois dos reis polacos: Władysław I Herman (morto em 1102) e Bolesław III (morto em 1138). A presença judaica em Płock data de 1400. Em 1938, quase 25% da população era judia, fazendo de Płock uma das cidades da Polônia com maior percentual de presença judaica do país.
A cidade tem 126.675 habitantes. Também fica às margens do rio Vístula. Mas chegando aqui neste sábado de 9 negativos o mesmo rio que continua correndo em Cracóvia está escondido. Ficou tudo branco como os campos que cercam a cidade. As fotos foram feitas com diferença de meia hora. Nas primeiras ainda com claridade percebe-se o branco ao Sul e ao Norte da ponte que embeleza a cidade com suas luzes coloridas à noite. Tive como companhia a mais bela polaca que já conheci na Polônia, a "piękna" Kamila.






Fotos: Ulisses Iarochinski

Porque "Ano Chopin" em Curitiba

Por ocasião da abertura da 28ª Oficina de Música concedi entrevista sobre o porquê das comemorações dos 200 anos de nascimento de Chopin começarem por Curitiba.


se não abrir tentar pelo link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=n4ZxY1PNQpE