segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tragédia em Kamień Pomorski

Foto: Marcin/Alert24 Gazeta

Um incêndio de grandes proporções irrompeu a meia-noite desta segunda-feira no Hotel Socialnego, na cidade de Kamień Pomorski, fronteira Noroeste da Polônia. Pelo menos 21 pessoas morreram, entre estas um bombeiro. Outras 77 ficaram feridas. Uma pessoa ainda está desaparecida. O prefeito da cidade Bronisław Karpiński disse que 41 pessoas tinham sido salvas.
O fogo teria começado na parte frontal-esquerda do edifício. O primeiro grupo de bombeiros chegou ao local aos 20 minutos da madrugada. Neste momento pelo menos 20 metros do teto do edifício já estava em chamas. Participaram no socorro 75 bombeiros e 21 caminhões de bombeiros. Muitos tentaram sair pelas janelas e jogaram suas crianças para que os bombeiros as agarrassem, colocando-as a salvo. O fogo só foi controlado após três horas de trabalho.
O Presidente da República Lech Kaczyński imediatamente decretou luto nacional.
O premier Donald Tusk já esteve no local da tragédia e prometeu a liberação de 4 mihões de złotych em ajuda. Tusk tinha na mão uma mensagem do presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Barroso com as condolências. Também o presidente da Ucrânia enviou mensagem dizendo-se bastante triste com a tragèdia. Wiktor Juszczenko enviou o telegrama para Kaczyński. Este por sua vez está se encaminhando para a cidade do trágico incêndio.
Um promotor e equipe de investigadores está no local procurando saber as causas do que teria causado a destruição do hotel. 


Foto: Agência PAP