sábado, 9 de agosto de 2008

Começou o campeonato polaco 2008-2009

O brasileiro Cleber vai para sua terceira temporada no campeão polaco Wisła Kraków

O campeonato polaco de futebol da primeira divisão 200-2009, denominado Orange Extraklasa, teve seu início este sábado na cidade de Łódź. A partida entre ŁKS Łódź e Odra Wodzisław terminou empatada. Nenhuma das equipes deu mostras de que as férias acabaram e a nova temporada iniciou. Não fosse pelo belo tempo que fez ontem na cidade, que tem sido castigada por tempestades neste verão, os torcedores poderiam ter perdido tempo e dinheiro, pois o que menos se viu no campo foi futebol.

Jogou o ŁKS com Wyparło - Freidgeimas, Mowlik, Adamski, Marciniak - Asaad, Kascelan, Haliti, Biskup, Vayer - Jarka, enquanto o Odra jogou com Stachowiak - Radler, Kowalczyk, Dymkowski, Szary - Woś, Kuranty, Gierczak, Małkowski - Korzym, Aleksander.

Mais tarde, durante a noite desta sexta feira os resultados foram: Lech 2 X 3 GKS,  Legia Warszawa 2 X 2 Polonia Warszawa e Piast  Gliwice 0 X 0 Cracovia.  Hoje joga o campeão Wisła Kraków contra o Polonia Bytom e o Śląsk Wrocław contra o Lechia, para amanhã domingo completam a primeira rodada,  Arka Gdynia X Jagiellonia Białystok e Górnik Zabrze X Ruch Chorzów.

Idioma polaco na UFPR

A Universidade Federal do Paraná, mantém há décadas um curso de idioma polaco, através do Departamento de Línguas Estrangeiras modernas, aberto não só para os estudantes da instituição, mas para toda a comunidade paranaense. Há alguns tempo a professora é uma polaca de Bytom, cidade da Silésia.
Contudo, parece que a comunidade não tem interesse no mesmo. Abertas há algumas semanas as inscrições para o segundo semestre de 2008, até o fim desta semana, apenas duas pessoas haviam se inscrito. O curso Polaco 1 que deveria ser iniciado nesta terça-feira, não vai acontecer ainda. A UFPR estendeu o prazo de inscrições até o próximo dia 14 de agosto, esperando que novas pessoas se interessem. Caso não haja inscrições, a universidade vai cancelar o curso para este semestre e a exclusão do mesmo para o ano que vem.
Assim ainda está na hora de participar. Para tanto dirigir-se ao Edificio D. Pedro II, 4 andar, ao lado da Reitoria, na rua Dr. Faivre, centro de Curitiba. TELEFONE 3360-5101. O valor do semestre é de R$ 380,00 parcelados em até 3 vezes.
Já o curso de Licenciatura Letras-Polaco terá suas inscrições para o vestibular 2009 em data oportuna.