quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cidades polacas investem no Ano Chopin

Igreja de Brochów onde Chopin foi batizado - Foto: Marzena Hmielewicz

Bonés, chaveiros, "bigos" e buchada ao som de concertos inundam a cidade turística de Brochów, na Mazóvia, onde os pais de Fryderyk Chopin se casaram, e onde ele foi batizado. Também aí, o pianista tocou muitas vezes. A festividade faz parte dos mais de 1200 eventos que ocorrerão em 2010 em comemoração dos 200 anos de nascimento do compositor, somente na Polônia.
Nesta igreja de São João, em 23 de Abril 1810, foi batizado o "rebento" de nome Fryderyk Franciszek. Mas não é somente a igreja que se engalanou, também a praça em frente foi totalmente redecorada e segundo o Secretário Municipal, Bogdan Dobrzyński, os gastos já atingiram a soma de 600 mil złotych. Além da decoração, um novo busto do compositor foi colocado na praça em frente a igreja. As autoridades da pequena Brochów, estão esperando turistas de todo o mundo."Certamente, todos que vierem a Varsóvia e Żelazowa Wola, porque eles amam Chopin, viram também a nossa cidade", afirma Dobrzański.
Sanniki, na voivodia da Mazóvia, é outra localidade que investiu para receber turistas de todo o mundo. Na propriedade do compositor, ele e seus amigos passaram um dia de verão em 1828. Assim, na ala esquerda da mansão foi instalado um centro dedicado à memória de Chopin. Um total de 17 milhões złotych foram investidos na comunidade para também comemorar o Ano Chopin.
Em Szafarnia, na voivodia de Kujawsko-Pomorskie, onde Fryderyk passou suas férias com seus amigos, o palácio da localidade abriga agora o Centro de Chopin, com uma sala de concertos e um pequeno museu.
Mas em Obrów, onde Chopin passou muitas das suas férias, talvez das mais interessantes de sua vida, e onde ele encontrou pela primeira vez a música rural, e forneceu elementos para os temas que seriam utilizados em suas obras, não vai acontecer nada. Atualmente, a mansão onde ele ficava abriga a Prefeitura e centro cultural do município. "Temos uma placa comemorativa de Chopin e uma sala de estar na mansão", reconhece Miroslaw Kusińska, secretário do centro.