domingo, 3 de maio de 2009

A constituição que mudou o mundo


Hoje é feriado nacional na Polônia, o famoso "Trzeciego Maja", o terceiro de maio, ou dia da Constituição. A data é significativa, pois comemora a Lei Magna mais antiga entre os Estados europeus.
A "Konstytucja Trzeciego Maja" de 3 de maio de 1791 é também a segunda mais antiga do mundo, se considerada a dos Estados Unidos da América como a primeira. Ela foi instituída pela República das Duas Nações, ou a Grande União Polônia Lituânia, esta sim a primeira democracia do mundo moderno, pois foi criada muito antes da Independência das 13 colônias britânicas da América do Norte. Já em 1453, a Polônia dava exemplo ao mundo aristocrático e de reinos hereditários ao instituir o Congresso da duas Repúblicas.
A constituição de 3 de maio veio para corrigir muitas das ações políticas da democracia polaca lituana de quase 400 anos de existência.
A constituição introduziu a igualdade política entre as "pessoas comuns" e os magnatas (a nobreza, ou szlachta polaca), colocando os camponeses sob a proteção do governo na tentativa de atenuar os abusos do feudalismo. A Constituição aboliu o "liberum veto", que permitia a qualquer deputado de forma individual vetar com seu único voto as votações  do Congresso. A constituição de 3 de maio tentou dar à monarquia constitucional polaca um sentido mais igualitário e democrático. 
A implantação desta constituição provocou grande hostilidade por parte dos vizinhos da República. Na guerra em defesa de sua constituição, a Polônia foi traída pela sua aliada, a Prússia de Frederico Guilherme II (mais tarde em 1870: Alemanha) e derrotada pela Rússia Imperial de Catarina a Grande, aliada com a Confederação Targowica, uma conspiração de magnatas polacos que se opunham às reformas que enfraqueciam seus poderes e falcatruas.
Apesar da derrota e das invasões e ocupações que se seguiram na Polônia, a constituição de 3 de maio influenciou os movimentos democráticos ocorridos em todas as partes do mundo, a partir de então. 
É preciso que fique claro, que não foram apenas a Independência dos Estados Unidos da América do Norte e a Revoluçao Francesa as responsáveis pela onda republicana que assolou o mundo no século 19, mas principalmente a experiência de quase quatro séculos da República Polônia-Lituânia e esta constituição polaca de 1791. A Polônia foi a força espiritual que moveu corações em busca da liberdade, igualdade, fraternidade (equivocadamente colorizadas apenas com o branco, azul e vermelho de Norteamericanos e franceses), mas também o branco-vermelho da bandeira polaca ultrajada por russos, austriacos e prussos-alemães durante 123 anos na Europa dos séculos 18,19 e 20.
Após o desaparecimento da República em 1795,  os 123 anos de ocupação das terras da Polônia buscaram sempre nesta constituição, o ideal a ser atingido na luta para se conseguir o restabelecimento da soberania polaca.

Voo Brasil-Israel histórico

Foto: divulgação El Al

Com passagens a partir de US$ 999, nova rota será “uma ponte para a Terra Santa”. O próximo domingo, 3 de maio, será um dia histórico para milhões de cristãos e judeus do Brasil e da América Latina. Às 19h15 um Boeing 777-200 da empresa aérea israelense EL AL partirá do aeroporto de Guarulhos (SP) para o primeiro vôo direto entre Brasil e Israel. “Com esta rota, estamos inaugurando uma ponte entre o Brasil e a Terra Santa”, acredita o presidente da EL AL, Haim Romano.

Lavado com água do rio Jordão

O avião da EL AL chega ao Brasil neste domingo pela manhã, trazendo turistas e autoridades israelenses, entre elas um dos dois rabinos-chefes de Israel. Após o desembarque dos passageiros, a aeronave será lavada com água do Rio Jordão trazida especialmente para comemorar o evento. A partir de domingo, EL AL oferecerá três voos semanais partindo de São Paulo para Tel Aviv, em Israel, com tarifas a partir de US$ 999,00 (incluindo taxas). Por meio de acordos com empresas áreas latino-americanas, a EL AL fará conexões rápidas e convenientes para Israel a partir de várias cidades do continente, entre elas Buenos Aires, Santiago, Lima, La Paz, Quito e Montevidéu, além de outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Salvador. Os voos direitos partirão aos domingos, terças e quintas-feiras, às 19h15, e chegarão a Israel no início da tarde do dia seguinte. A duração do voo São Paulo-Tel Aviv será de aproximadamente 14,5 horas.

Aumento do turismo brasileiro em Israel

Segundo o Ministério do Turismo de Israel, 31.660 brasileiros visitaram o país em 2008, um aumento de 55% na comparação com o ano anterior. A expectativa é que os novos voos diretos ajudem a aumentar ainda mais o fluxo de turistas brasileiros e latino-americanos à Terra Santa, assim como o de israelenses para o Brasil e américa Latina. Através de acordos com operadoras de turismo, a EL AL oferecerá uma grande variedade de passeios turísticos, como peregrinações pelos caminhos percorridos por Jesus. “O lançamento do primeira rota direta regular entre a América Latina e Israel é um evento histórico para a EL AL, para o Estado de Israel e para os países do Oriente Médio e da América Latina”, celebra o presidente da empresa Haim Romano. A rota a ser operada entre Brasil e Israel utilizará os novos jatos Boeing 777-200, com 270 assentos. Na Primeira Classe serão oferecidas 12 poltronas conversíveis em camas totalmente horizontais; na Classe Executiva há 35 poltronas semiconversíveis e bastante amplas; e a Classe Econômica oferece 232 poltronas com espaços bem maiores do que a média de outras aeronaves. Os passageiros terão diversas opções de lazer, como sistema pessoal de entretenimento e um cardápio com pratos israelenses e mediterrâneos. Além de beneficiar os milhares de peregrinos e turistas interessados em visitar a Terra Santa, os novos voos também incrementarão as viagens de negócios entre a América Latina e Israel. Um acordo de livre comércio entre o país e o Mercosul está em vias de aprovação, o que elevará a um novo patamar estas relações comerciais.

A EL AL

A EL AL Linhas Aéreas Israelenses foi fundada há 60 anos e é considerada a empresa aérea mais segura do mundo, além de ser e uma das melhores em termos de precisão operacional e de prevenção à perda de bagagens. A EL AL foi privatizada há cinco anos e, hoje, voa para 35 destinos em todo o mundo. Em uma pesquisa publicada em 2008 na revista Executive Traveler, a EL AL ficou em 2º lugar no ranking das melhores empresas aéreas internacionais que voam dos Estados Unidos ao Oriente Médio.

Um "raffting" diferente na Polônia

Foto: Ulisses Iarochinski

Canoagem no rio Dunajcem, na fronteira da Polônia com a Eslováquia é uma das atrações turísticas mais promovidas da Voivodia Podkarpacki. Descer o rio em canoas (5 canoas juntas têm capacidade para 10 pessoas) entre as colinas e montanhas do parque Pienniny é um "raffting" dos mais belos e interessantes. São dois os percursos, dependendo do desembarque:

1. SZCZAWNICA - trajeto de 18 km, durante 2:15 horas
2. KROŚCIENKO - trajeto de 23 km, durante 2:45 horas.