quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A guerra acabou mesmo?

O polaco Kaczyński, o ucraniano Juszczenko e o georgiano Saakaszwili.  Foto: Radek Pietruszka

Acabou a guerra? A Geórgia tem dúvidas. A operação militar russa ainda continua em território georgiano e não só nas duas províncias. Ontem à noite, em Tbilisi uma multidão aplaudia os cinco presidentes dos países da Europa Central, que vieram para prestar solidariedade ao presidente Saakaszwili.

A multidão gritava, „Viva a Liberdade! Viva a Geórgia!” e o presidente  Saakaszwili, escutava. O orgulho georgiano gritava do fundo do coração, "A Rússia não vai machucar o orgulho nacional georgiano". Ao povo Saakaszwili falou: "Este foi um ataque de Golias e o pequeno David venceu." Enquanto as presidentes da Polônia, Lituânia, Estônia, Letônia e Ucrânia com suas presenças garantiam a segurança da capital Tbilisi contra um possível ataque russo, o presidente Nicolas Sarkozy conseguia um cessar fogo em Moscou. O Presidente Miedwiediew concordou em fazer suas tropas retornar a posição que ocupação antes da invasão da Geórgia, desde que os "lunáticos" georgianos, como definiu o presidente russo também fizessem o mesmo, ou seja sairem da província georgiana da Osetia do Sul.

O presidente da Polônia, sublinhou que o mais importante é que o plano de paz garanta a integridade territorial da Geórgia, ou seja que a Osetia do Sul e a Abchazja continue georgiana. Apesar dos discursos de Miedwiediew, suas tropas continuaram disparado contra a população georgiana na Osetia, sob o argumento de que estão protegendo os russos que vivem na região e tentam fazer da Osetia uma provincia russa, ou um país independente.

P.S. Pude assistir pela Internet duas reportagens dos correspondentes da Rede Globo de Televisão a partir de Nova Iorque sobre o conflito (para o Jornal Nacional e Jornal da Globo). Simplesmente ignoraram a presença dos cinco presidentes vizinhos em Tbilisi e deram os louros do cessar fogo somente ao presidente Francês. Numa clara demonstração de subserviência aos poderosos do mundo. A imagem da agência Reuters transmitida pela TV Globo mostrou claramente Kaczyński, Juszczenko e ou presidentes das três nações do Báltico. Um dos repórteres, Jorge Pontual (que já foi diretor do Globo Repórter) deu a entender com suas frases curtas que o "Império Russo há 200 anos conquistou a região". Mas o que é que ele falou? Império? Não será Reino da Rússia? Conquistou? Será que invasão agora se chama conquista? Ou seja, quem está do outro lado do mundo (nos Estados Unidos) não pode mesmo fazer uma verdadeira reportagem. Repetir texto do New York Times, não é fazer reportagem. Por que o correspondente da Globo, em Londres, não acompanhou os presidentes da Europa Central a capital da Geórgia? Ah! sei eles estão em Pequim. Péssima cobertura da Globo... tendenciosa, sem informação, ignorante e desnecessária.