terça-feira, 12 de maio de 2009

Mestrado em Holocausto em Cracóvia

Campo de Auschwitz - Foto: Ulisses Iarochinski

Criado o primeiro mestrado na Polônia sobre o Holocausto. O curso começa já neste ano acadêmico na Universidade Pedagógica de Cracóvia, em colaboração com o Museu Estatal dos campos de Auschwitz e Birkenau.
O curso "Deportação - Totalitarismo - O Holocausto", que terá início em outubro próximo no campus de Cracóvia abordará principalmente a história do século 20, século marcado por uma tragédia do genocídio, em particular, e da Segunda Guerra Mundial. No âmbito do Holocausto será apresentado uma ampla perspectiva histórica. A questão principal é Auschwitz como um lugar de extermínio em massa de judeus e do martírio dos polacos católicos, polacos ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos, e outras nacionalidades e grupos. Além de questões históricas serão discutidos os problemas de morais, sociológicos e pedagógicos relacionados com o Holocausto. 
"Os estudos estão sendo cuidadosamente preparados para que os alunos possam trabalhar diretamente nas instalações do museu e centros de ensino dedicados às pesquisas, visando promover a sensibilizar sobre os horrores da II Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos em Auschwitz", explica Bartosz Bartyzel, um dos intérpretes e guias do Centro Internacional de Educação sobre Auschwitz e do Holocausto, que opera no Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau. 
São 60 vagas divididas em dois grupos. Segundo o prof. Marek Wilczynski, diretor do Instituto de História da Universidade Pedagógica, "a oferta de vagas é dirigida a todos aqueles que já completaram um curso de graduação na própria universidade. Não há exigência de estudos de prévios em história. Estamos também abertos a alunos de outras faculdades. Podem se inscrever alunos de letras, cultura germânica, economia e pedagogia. As aulas serão realizadas no Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na cidade de Oświęcim. Serão colocados à disposição dos alunos todos os arquivos do museu." 
A inscrição e seleção para o curso será feira no Instituto de História da Universidade Pedagógica de Cracóvia, tel: 012 662 61 82, E-mail: ihap@ap.krakow.pl.

Gravuras de Babiński em Curitiba

Ilustração: Divulgação

A partir do próximo dia 12, Curitiba recebe parte da obra da rica arte da gravura do artista polaco Maciej Antoni Babiński, radicado no Brasil desde 1953. Em desenhos, gravuras, aquarelas e pinturas, sempre impulsionados por suas experiências de vida, o trabalho de criação de Babiński nada mais é do que sua forma pessoal de ver, sentir e expressar artisticamente o mundo que o rodeia. 
A exposição reúne 97 obras, sendo seis gravuras em metal e duas litografias criadas no Canadá; 41 gravuras em metal e 14 xilogravuras criadas no Brasil até 1986; 19 gravuras em metal criadas em 2006; e 15 gravuras em metal de 2008/2009, produzidas em Várzea Alegre - Ceará, onde vive atualmente. 
A curadora da mostra, Elizabeth Nasser, destaca que as obras mais recentes permitem um diálogo com as anteriores, criadas até 1986, e revelam o percurso de esforço e concentração empreendido pelo talento criador do artista. “Mas a sua gravura não é apenas cerebrina, resultado só de cálculo e razão”, diz Elizabeth, que acrescenta que “Babiński é altamente sensível e a atmosfera lírica que envolve sua criação torna-se visível para o observador”. 
Na obra de Babiński, “é o belo-horrível que se apresenta ao olhar do espectador, que o incomoda e o faz refletir e que, sobretudo, não o deixa acomodado”, explica a curadora.
A mostra vai de 12 de maio a 07 de junho, de terça a sábado, das 10h às 21h. Sendo que no domingo é das 10h às 19h. No dia 12 de maio, às 18:30 horas acontece palestra com o artista, Maciej Babiński, no Teatro da Caixa. Na Rua Cons. Laurindo, 280, maiores informações: 2118.5114, ou no sitio www.caixa.gov.br/caixacultural