segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Polaco" chega em Telêmaco Borba


Nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, Telêmaco Borba, cidade na região Centro-Leste do Estado do Paraná, recebe, Ulisses Iarochinski, para o terceiro lançamento do livro "Polaco - Identidade Cultural do brasileiro descendente de imigrantes da Polônia".
O município de 47 anos tem sua origem em Monte Alegre, terras descobertas em 1739, e que nos séculos 18 e 19 foi de propriedade de José Félix da Silva. No século 19 passou às mãos do Barão de Monte Carmelo, casado com uma descendente de José Félix. Em 1934, os lituanos-polacos Klabin e Lafer arremataram a antiga Fazenda dos Campos Gerais Paranaenses e ali construíram uma das maiores fábricas de papel e celulose, além do maior parque de reflorestamento particular do mundo. Foi ali, muito próximo das margens do rio Harmonia, que o autor de "Polaco" nasceu.
Pode não parecer, pois Monte Alegre, Harmonia, Cidade Nova, Telêmaco Borba nunca foram reconhecidas como uma colônia de imigrantes polacos, mas é significativo o número de moradores da cidade que descendem de imigrantes da Polônia, a começar pelos próprios Klabin, que são originários da Grande República das Duas Nações Polônia-Lituânia. Sobrenomes polacos é o que não falta no catálogo telefônico da cidade... Iarochinski, Pukanski, Kulcheski Fialkowski, Adamowski, Kelsczko, Kaweski, Wilczek, Malinowski, Piotrowski são bastante comuns ali. Todos polacos de outras colônias que a partir da década de 40 (do século passado) acorreram ao novo eldorado paranaense: Monte Alegre.
Este é o terceiro lançamento do livro que é uma versão parcial da dissertação de mestrado de Iarochinski, na Universidade Iaguielônica de Cracóvia, na Polônia. Os dois lançamentos anteriores ocorreram em Curitiba e Araucária.
Na Capital do Papel, o lançamento de "Polaco" acontece na Casa da Cultura, às 15 horas.