terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Toda a Polônia viajará para Roma


Mais de dois milhões de pessoas estão programadas para viajarem a Roma no dia 01 de maio. Vão acompanhar na praça São Pedro, no Vaticano, a beatificação de João Paulo II.
Varsóvia é uma das cidades que está preparando talvez uma representação bastante expressiva de peregrinos. "O interesse é enorme", afirmam paróquias e agências de viagens.
O vice-presidente da agência Itaka, Piotr Henicz reconhece que, imediatamente, após o anúncio da data oficial da cerimônia, sua empresa foi assoberbada de perguntas sobre a viagem a Roma. Com tanta procura, a ida a Roma, transformou-se num desafio para os organizadores. Onde encontrar tanto ônibus de turismo, e acomodações na capital italiana. Os preços também subiram. Uma viagem de ônibus saindo de Varsóvia, a partir de abril 28 a 3 de maio está custando cerca de 2000 złotych (mais ou menos 1180 reais) por pessoa.
Com tanta procura e falta de voos e ônibus, a Companhia de Trens PKP InterCity planeja trens especiais para Roma. Os detalhes da viagens devem ser divulgados nos próximos dias. Existem também muitas promessas de fretamento de dez aeronaves da LOT para Roma. Ao contrário da empresa aérea polaca que mantém voos regulares para Roma e Milão desde Varsóvia, Katowice e Cracóvia, a companhia de trens não possui viagens diretas, estas são realizadas em conexão com trens alemães, tchecos, austríacos e italianos.
Mas nada é impossível para os polacos quando o assunto é o maior herói da pátria católica mais fervorosa do mundo. Cerca de 97% da população polaca se confessa Católica Apostólica Romana. A Polônia históricamente é uma ilha católica cercada ao Norte, Oeste e Sul por nações protestantes e a Leste pelo Ortodoxos dos cleros russo e grego.

Ataque em Moscou mata 35 passageiros

"Ataque na Rússia", diz a manchete do jornal
Pelo menos 35 pessoas foram mortas e mais de 150 ficaram feridas em atentado no aeroporto Domodiedowo de Moscou, na tarde de ontem. Um terrorista suicida, provavelmente do Cáucaso (região), explodiu uma bomba no maior e mais moderno aeroporto da Rússia.
"Entrei no saguão de desembarque um momento depois da explosão. Tudo estava destruído. Em todos os lugares, todas as paredes estavam cheias de pedaços de vidro e alguns trapos sujos de sangue", disse um passageiro, que chegou ontem à noite em Moscou.
Domodiedovo recebe anualmente 22 milhões de passageiros (em comparação com o Aeroporto Okęcie de Varsóvia basta dizer que o polaco recebe 10 milhões). O aeroporto, dista aproximadamente 40 km do centro da capital russa, considerada a cidade melhor protegida no país.


O terrorista ao redor das 16:40 horas (horário local) esperava sua mala na esteira na área de bagagens. Haviam vários passageiros de várias cidades da Europa Ocidental.
A explosão provocou a morte de dois cidadãos britânicos e entre os feridos estavam um eslovaco, sérvio, francês e italiano.
O número de vítimas foi tão grande que especialistas estimaram que o artefato deveria pesar 5 kg de TNT. Além disso, a carga continha pregos, esferas de rolamentos e outros pequenos objetos de metal. O artefato é um método comum usado pelos terroristas do Cáucaso Norte da Rússia. A explosão demoliu o salão, estilhaçou todas as janelas, quebrou portas de elevadores, derrubou repartições.


Os investigadores anunciaram que uma das câmeras instaladas na entrada do salão registrou a entrada no prédio três homens de "aparência branca". A milícia está procurando essas pessoas.
Alguns meios de comunicação russos informaram que os funcionários da segurança detectaram uma semana atrás, que forte golpe de choque estava sendo preparado na capital. "Nós não soubemos como poderia ser evitado este atentado", disse um investigador.