Mais de dois milhões de pessoas estão programadas para viajarem a Roma no dia 01 de maio. Vão acompanhar na praça São Pedro, no Vaticano, a beatificação de João Paulo II.
Varsóvia é uma das cidades que está preparando talvez uma representação bastante expressiva de peregrinos. "O interesse é enorme", afirmam paróquias e agências de viagens.
O vice-presidente da agência Itaka, Piotr Henicz reconhece que, imediatamente, após o anúncio da data oficial da cerimônia, sua empresa foi assoberbada de perguntas sobre a viagem a Roma. Com tanta procura, a ida a Roma, transformou-se num desafio para os organizadores. Onde encontrar tanto ônibus de turismo, e acomodações na capital italiana. Os preços também subiram. Uma viagem de ônibus saindo de Varsóvia, a partir de abril 28 a 3 de maio está custando cerca de 2000 złotych (mais ou menos 1180 reais) por pessoa.
Com tanta procura e falta de voos e ônibus, a Companhia de Trens PKP InterCity planeja trens especiais para Roma. Os detalhes da viagens devem ser divulgados nos próximos dias. Existem também muitas promessas de fretamento de dez aeronaves da LOT para Roma. Ao contrário da empresa aérea polaca que mantém voos regulares para Roma e Milão desde Varsóvia, Katowice e Cracóvia, a companhia de trens não possui viagens diretas, estas são realizadas em conexão com trens alemães, tchecos, austríacos e italianos.
Mas nada é impossível para os polacos quando o assunto é o maior herói da pátria católica mais fervorosa do mundo. Cerca de 97% da população polaca se confessa Católica Apostólica Romana. A Polônia históricamente é uma ilha católica cercada ao Norte, Oeste e Sul por nações protestantes e a Leste pelo Ortodoxos dos cleros russo e grego.