quinta-feira, 27 de março de 2008

Kolno: origem de paranaenses

Foto: Ulisses Iarochinski
Paróquia de Santa Anna, em Kolno, no Nordeste da Polônia, quase fronteira com a Bielorrússia onde foram batizados muitos dos imigrantes que foram colonizar a região central do Paraná. Polacos de Cândido de Abreu tem origem nesta terra de Kolno. Estive lá esta semana em busca de documentos para uma "polskiego pochodzenie" do Paraná. E com sucesso! Encontrei o que buscava nesta igreja e no arquivo regional.

Ruim: Polônia zero, EUA três

Eby Smolarek foi o único que se salvou, apesar de não ter feito gol. Foto: Radosław Jóżwiak
A imprensa polaca de forma geral encarou a derrota da Seleção Nacional da Polônia como apenas um exame antes da partida contra os alemães. E no pior estilo. O 0 x 3 para os Estados Unidos, dois meses antes da estréia da Euro 2008 foi o retrato de um time bastante fraco. Não houve um minuto de concentração dos jogadores de que estavam diante dos Norte-americanos. "Nossos atletas pensaram que já era o jogo contra a Alemanha". Chegou a comentar o treinador holandês Leo Beenhakker.
Os jornalistas polacos questionam o quanto de verdade há nesta afirmação do técnico e uma voz aqui, outra lá diz que já é hora de parar com a bajulação em torno da figura do técnico holandês. É só isso que fazem desde que o holandês conseguiu a façanha histórica de colocar a Polônia pela primeira vez nas finais de uma Copa da Europa. Todos estão de acordo que os alvi-rubros jogaram a pior partida dos últimos anos. Adjetivos como ruim, fraco, fatal foram os mais usados para qualificar a apresentação da seleção. Ao descrevem a atuação de cada jogador deram notas entre 1 e 3. Apenas livraram a cara de Lewandowski e Matusiak. O treinador Beenhakker não afirmou, mas deixou no ar de que o artilheiro do líder do campeonato Wisła Kraków, Paweł Brożek perdeu a chance de ir para a Euro jogando justamente em seu estádio e diante de seus fanáticos fãs. Sobre os americanos pouco se falou.

Detalhes do jogo: Polônia 0 X 3 USA
Gols: Bocanegra aos 12 min, Onyewu 35 min e Lewis aos 73 min.
Equipes:
Polônia: Boruc - Wasilewski, Bąk, Radomski (63. Goliński), Bronowicki - Piszczek (46. Łobodziński), Dudka, Lewandowski, Krzynówek (46. Smolarek) - Żurawski (46. Garguła) - Brożek (46. Matusiak).
EUA: Howard - Cherundolo (72. Spector), Bocanegra, Onyewu (63. Demerit), Pearce (85. Feilhaber) - Dempsey, Bradley, Clark, Donovan (64. Lewis) - Johnson, Ching (64. Wolff).