sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Cultura Judaica ainda vive na Polônia


Festival dos Cantores de Varsóvia

Desde a virada política de 1989, um renascimento distinto da cultura judaica vem ocorrendo na Polônia. Hoje em dia, na Terra do Vístula, existem vários lugares onde se pode encontrar a cultura judaica – às vezes preservada desde os tempos antigos, às vezes novíssima e voltada para o futuro.

1. Kazimierz Dolny
Uma pequena e pitoresca cidade no rio Wisła, com vista para as ruínas de um antigo castelo e cercada por colinas. Na virada dos séculos 19 e 20, quase metade dos habitantes dessa localidade eram de polacos de origem judaica. Hoje, assim como no período entre guerras, Kazimierz Dolny é um refúgio de verão popular para os habitantes de Varsóvia e Lublin.


Orgulhosa de suas raízes judaicas, Kazimierz Dolny recebe anualmente no verão o Festival Pardes, que se concentra na herança multicultural desta cidade. Se fores a este belo lugar, talvez queira visitar o famoso restaurante U Fryzjera (no cabeleireiro), que serve especialidades judaicas.

2. Kazimierz de Cracóvia
Por mais complicado que pareça, há outro Kazimierz, na Polônia – o pitoresco bairro histórico judeu da cidade de Cracóvia. Este Kazimierz (pronuncia-se cájimiéje - tradução: Casimiro) tem uma história muito longa e é indiscutivelmente o bairro da cidade mais tipicamente judeu em toda a Polônia. Existem sete sinagogas no Kazimierz de Cracóvia e vários restaurantes judeus, como o Ariel.


Este bairro também é onde acontece o famoso Festival da Cultura Judaica, que se descreve como "a maior apresentação da cultura contemporânea criada pelos judeus em Israel e em toda a diáspora". Desde o seu início no ano de 1988, o evento atrai agora 30.000 participantes, que procedem de vários países só para se apresentar, assistir, ou para participar. O último concerto anual do festival, chamado Shalom na rua Szeroka, é uma apresentação massiva de sete horas de duração com músicas judaicas de várias partes do mundo.

Ulica Szeroka

Desde 2017, Cracóvia também abriga o FestivALT, um festival anual independente que também se concentra na cultura judaica, produzindo eventos desde apresentações ao vivo até passeios interativos. Segundo o site do festival:

Combinando teatro, arte visual, espetáculo, intervenção ativista e conversação comunitária, o FestivALT traz sagacidade, humor e um pouco de ousadia às complexidades da Polônia judaica contemporânea. Convidamos artistas emergentes e estabelecidos da Polônia e de todo o mundo para compartilhar trabalhos originais e empolgantes com o público de Cracóvia

Foto de exposição de fotos antigas

Em 2020, antes da pantemia, o Festival da Cultura Judaica ofereceu Prolog, sua interação mais longa, online.  Mais informações estão disponíveis no site do Festival. O FestivALT também oferecerá eventos online este ano. www.festivalt.com

3. Białystok


A cidade no Nordeste da Polônia está localizada perto das fronteiras da Bielorrússia e da Lituânia, Białystok é um lugar onde polacos de todas as origens, inclusive os judeus coexistiram harmoniosamente. Nesta cidade, encontram-se edifícios históricos judaicos como as sinagogas, o Palácio Trylling,  a casa da família de Ludwik Zamenhof, o criador da língua esperanto.

Casa da Família do criador do Esperanto

Białystok também é um ótimo lugar para entrar em contato com a cultura judaica por causa do Zachor – Festival Cultural Judaico de Cores e Som, realizado ali anualmente. Este evento apresenta um programa diversificado que inclui concertos e oficinas, entre outros eventos.

4. Tykocin


Esta pequena cidade localizada a apenas meia hora de carro do centro de Białystok costumava ter uma grande comunidade judaica. Graças aos numerosos edifícios históricos em Tykocin, pode-se ter uma ideia de como era um típico shtetl pré-guerra (um pequeno assentamento judaico-polaco).

Interior da Grande Sinagoga

Há uma Grande Sinagoga muito bem preservada, cujo interior é embelezado por pinturas murais verdadeiramente impressionantes. Na torre deste edifício encontram-se exposições que apresentam uma sala de rabino e uma mesa montada para o seder pascal.

5. Wrocław – O Bairro dos Quatro Templos
Há uma área na cidade de Wrocław, onde quatro locais de culto, cada um de uma denominação religiosa diferente, ficam próximos uns dos outros.

Um desses templos é uma sinagoga que, com a sede vizinha da Comunidade Judaica de Wrocław, abriga os principais eventos do Festival Anual de Cultura Judaica SIMCHA. Este festival decorre no verão e apresenta, entre outros concertos, projeções e palestras. As ofertas incluíram palestras sobre comida kosher e oficinas de dança judaica.

6. Łódź
Na virada dos séculos 19 e 20, Łódź (pronuncia-se uúdji - tradução: barco) era uma vibrante cidade industrial têxtil na qual polaco, judeus, russos e alemães coexistiam pacificamente.


A herança multicultural desta cidade é um ponto de referência para o Festival Anual Łódź das Quatro Culturas, que acontece na primavera. O programa do festival pode incluir, entre outros, concertos, espetáculos de teatro de rua e debates ligados às diversas raízes da cidade.

7. Varsóvia
Uma revisão do renascimento judaico na Polônia não poderia ser completa sem Varsóvia. Este antigo ponto de encontro da cultura judaica pré-guerra empreendeu recentemente esforços hercúleos para restaurar um sopro de vida judaica em suas ruas.

O cocheiro judeu mais velho de Varsóvia, Mojsze Dawid (nome dado a ele por seus colegas poloneses),
fotografia tirada por Menachem Kipnis, em 1924.

Em primeiro lugar, a Praça Grzybowski é imperdível. Localizada no antigo bairro judeu de Varsóvia, esta praça é a arena central do Festival Anual dos Cantores de Varsóvia, produzido pela Fundação Shalom.

Todos os anos, durante o verão, durante uma semana, a praça fervilha com vários eventos temáticos judaicos. Estes podem variar de apresentações de músicos renomados da Polônia e do exterior a espetáculos de teatro, visitas a museus e encontros literários.

O coração pulsante da vida judaica em Varsóvia, no entanto, é sem dúvida o Centro Comunitário Judaico. A organização está localizada no coração da capital da Polônia, na Rua Chmielna.

O JCC é um lugar onde se pode conhecer e co-criar a cultura judaica em um ambiente amigável. Se você deseja participar de uma oficina culinária de Hanukkah, ou talvez aprimorar suas habilidades artísticas sob a orientação de um tutor com um grupo de pessoas interessadas em arte com temática judaica, o Centro é o lugar certo. Aos domingos, você pode participar do boker tov, ou um café da manhã polaco-judaico especial. A ementa desta refeição semanal inclui, entre outros bagels, arenques e homus.

Museu Judaico de Varsóvia

Por último e certamente não menos importante, para conhecer a cultura e a história judaica na Polônia, não se pode deixar de fora o Museu POLIN de História dos Polacos de Origem Judaica de Varsóvia. Este museu ultramoderno foi inaugurado em 2013 e abriga uma exposição interativa que mostra os 1.000 anos de história da população judaica na Polônia.

Texto: Marek Kępa
Edição e tradução: Ulisses iarochinski