sábado, 13 de dezembro de 2008

Lei Marcial de 1981 relembrada

Encenização da Lei marcial de 1981. Foto:Rafał Guz

A foto acima é de ontem à noite. Foi feita durante uma encenização para os 27 anos da decretação da Lei Marcial do General Jaruzelski.  Os polacos parecem divididos quanto a necessidade de ter havido a lei de exceção. Segundo pesquisas de opinião divulgadas durante a semana por diferentes jornais, 45% dos polacos acreditam que a Lei Marcial foi a única coisa a se fazer naquele momento para proteger a Polônia de uma invasão soviética. Para outros 44%, no entanto, ela foi desnecessária e não pooderia ter ocorrido, pois foi uma agressão à sociedade polaca da época.
Numa segunda pesquisa, 49% querem que os responsáveis pela decretação da Lei Marcial sejam julgados e condenados á prisão, no caso o general Wojciech Jaruzelski e seu grupo de governo.
Entre este grupo, mais de 61% das pessoas entre 18 e 29 anos querem prisão para Jaruzelski. Mas para 55% das pessoas com mais de 60 anos de idade, o mesmo Jaruzelski não deveria ser punido.
Tanques de guerra nas ruas contra o próprio povo. foto de 1981.

Enquanto os jovens faziam sua representação teatral, um grupo de idosos saíram às ruas de Varsóvia, durante à noite, para protestar contra o julgamento que o general da Lei Marcial sofre num tribunal da capital polaca. Alguns idosos gritavam e mostravam cartazes com "Jaruzelski nosso herói."

Festival de folclore em Curitiba

Vencedores de 2007

Acontece hoje, 13 de dezembro, em Curitiba, apresentações de grupos folclóricos participantes no 2º Festival Infanto-Juvenil de Folclore Polaco, em Curitiba. Para esta edição foram a capital paranaense grupos de 10 cidades, Áurea-RS, Campo Largo-PR, Curitiba-PR, Erechim-RS, Itaiópolis-SC, Mallet-PR, São Bento do Sul-SC, São José dos Pinhais-PR e
São Mateus do Sul-PR. São mais de 250 crianças e jovens apresentando as belas danças do folclore polaco. A entrada é franca e as apresentações ocorrem a partir das 14 horas no Teatro do Colégio Estadual do Paraná.
No ano passado foi vencedor o grupo Wisła de Curitiba. Cada grupo deve apresentar uma dança com duração de 5 minutos, que estará sendo avaliada nos quesitos: presença cênica, coreografia e técnica. O grande vencedor nas duas categorias infantil e juvenil foi o grupo Wisła de Curitiba. Primeiro lugar em ambas as categorias recebeu o grupo folclórico "Wisla" de Curitiba. Foi esta a classificação no primeiro festival com as respectivas notas obtidas:

Categoria infantil
1 - Wisła (Curitiba) - 8,71
2 - Karolinks (São Mateus do Sul) - 8,18
3 - Wiosna (Campo Largo) - 7,63
4 - Krakowiak (Mariana Pimentel) - 7,58
5 - Dolina (Irati) - 6,91

Categoria juvenil
1 - Wisła (Curitiba) - 8,92
2 - Orzeł Biały (Criciúma) - 8,27
3 - Wesoły Dom (Araucária) - 8,21
4 - Auresóvia (Áurea) - 7,75
5 - Krakowiak (Mariana Pimentel) - 7,71
6 - Mazury (Mallet) - 7,60
7 - Wiosna (Campo Largo) - 7,46
8 - Góry (Carlos Gomes) - 7,14
9 - Dolina (Irati) - 7,08
10 - Hercílio Malinowski (São Bento do Sul) - 6,82