segunda-feira, 3 de junho de 2013

Divulgado cartaz do filme de Wajda

Filme de Andrzej Wajda - WAŁĘSA - nos cinemas em outubro de 2013

Foram divulgadas fotos da cinebiografia de Lech Wałęsa (pronuncia-se "lérrhhh vauensa"), o primeiro presidente eleito da Polônia após a queda do comunismo.
As imagens mostram o ator Robert Wieckiewicz, cujo trabalho foi muito elogiado na Polônia, no papel de Wałęsa em reuniões, na prisão, em momentos com a família, durante manifestações contra tanques de guerra e em discursos sindicais.
O filme aborda o período entre 1970 e 1989, quando Wałęsa fundou e liderou o Solidariedade, primeiro sindicato não-comunista do país. Considerado ilegal, o sindicato causou a prisão do ativista, mas sua luta também lhe valeu um prêmio Nobel da Paz.
A fundação do Solidariedade foi o primeiro passo histórico para o fim da União Soviética e do comunismo europeu.
Com a queda do comunismo, Wałęsa se tornou o primeiro sindicalista eleito presidente na Europa, antecipando a eleição de Lula no Brasil.
A direção é do veterano e premiado cineasta polaco Andrzej Wajda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes por “O Homem de Ferro” (1981) e Oscar honorário pelo conjunto da obra.
A première mundial deve acontecer nos festivais de Veneza ou Toronto, em setembro, e o lançamento está marcado para 4 de outubro na Polônia. Não há previsão de estreia no Brasil.
Click no link e
Veja 40 fotos do filme