terça-feira, 12 de julho de 2011

As belas montanhas polacas



Fotos: divulgação Żywiec Zdrój
As fotos são das montanhas Beskidy... próximas a cidade de Żywiec, na Silésia. Terra da água mineral Żywiec Zdrój e da mais vendida cerveja do Sul da Polônia...Żywiec... e também do meu amigo Michał Severa.

Beskidy é o nome tradicional para uma série de cadeias de montanhas no leste da República Tcheca, Noroeste da Eslováquia, Sudoeste da Ucrânia e Sul da Polônia.
Beskidy tem aproximadamente 600 km de comprimento e 5 a 70 km de largura. Começam na Morávia, prosseguem em direção ao Norte para o encontro com as Montanhas Tatra e terminam na Ucrânia.
A fronteira oriental da Beskidy ainda é disputada: De acordo com fontes mais antigas, a fronteira final é a fonte do rio Tisza, enquanto as informações mais recentes dizem que ela fica na passagem Ushok na fronteira polaco-ucraniana. O pico mais alto da parte ocidental da Beskidy é a Góra (Montanha) Babia Hora localizado na fronteira polaco-eslovaca.
A origem do nome da montanha permanece um mistério. A origem mais antiga sugere o povo da Trácia ou da Ilíria. No entanto, até agora, nenhuma teoria tem apoio majoritário entre os lingüistas. A Beskidy atualmente é rica em florestas e carvão mineral. No passado, eram ricas em minério de ferro, com plantas importantes em Ostrava e Třinec.
Há muitas atrações turísticas ao longo da cadeia de montanhas, como históricas igrejas de madeira e os resorts de esqui.