domingo, 20 de junho de 2010

Broni vencedor das eleições?

Segundo as sondagens de boca de urba, Bronisław Komorowski vence as eleições com 46%, seguido de Jarosław Kaczyński com 33%. Surpreendeu a alta votação de Grzegorz Napieralski com seus 12% dos votos.

Eleições: aumentou o índice de votantes

Em Londres, na Inglaterra, cerca de 3 mil polacos compareceram para votar

Como se sabe, o voto não é obrigatório na Polônia. Por isso quando o índice de comparecimento ultrapassa os 50% já é motivo para se comemorar uma eleição, independente do resultado de quem ganhou.
Encerradas as eleições deste 20 de junho, a frequência nas urnas registrou 56% de comparecimento. Um índice superior de 5% em relação às últimas eleições. Mas ainda assim não atingiu o recorde de 1995, quando 68% dos polacos foram as urnas para eleger Aleksander Kwaśniewski, que deteve a reeleição de Lech Wałęsa.

Quem será que ganhou?

Jarosław Kaczyński, Bronisław Komorowski, Grzegorz Napieralski, Andrzej Olechowski, Andrzej Lepper, Marek Jurek, Bogusław Ziętek, Janusz Korwin-Mikke, Waldemar Pawlak, Kornel Morawiecki

Não fui a copa da África


Leonardo Goyen, jornalista uruguaio, que tive o prazer de compatilhar vários momentos da Copa do Mundo da Alemanha em 2006, está presente da Copa da África do Sul. Enviou-me email perguntando em que cidade eu estava para que pudéssemos seguir mais uma festa do futebol mundial juntos. Na foto, Goyen, está no estádio da Cidade do Cabo. Além de Goyen (Acuerda-te de la viaje que hicimos de coche entre Frankfurt y Hagen?) recibe também email semelhante de outros dois jornalistas, um da Argentina, um da Macedônia, um de Cabo Verde e outro da Polônia, Dariusz Kurowski.

Infelizmente estou acompanhando a Copa desde Curitiba junto com meus familiares. Sofrendo é verdade com o estilo de jogo implantado por Dunga, mas esperançoso de que os canarinhos estejam na final contra os uruguaios de Forlan e Goyen. Tive a felicidade de cobrir 4 Copas do mundo como jornalista, as da Itália 90, Estados Unidos 94, França 98 e Alemanha 06.

Vou acompanhar a copa também com as fotos e comentários de Goyen em http://www.leogoyen.com/


e quem desejar relembrar 2006 siga o que publiquei naqueles dias em http://www.ui.jor.br/report.htm

Ulisses Iarochinski com as bandeiras da Polônia e Brasil, no estádio de Dortmund 2006, no jogo Alemanha X Polônia.

Polacos estão votando para presidente

Foto: Slawomir Kaminski

De acordo com o Comissão Eleitoral o índice de comparecimento de eleitores, neste domingo, de eleição presidencial,às 13 horas estava em 23,38%. As eleições até o momento se realizam sem incidentes.
Até o momento, a região que apresenta o maior índice de frequência é a voivodia da Małopolska e o distrito de Ropa, municipio de Gorlice (terra dos bisavós do meu amigo Lourival Gipiela Filho, na verdade Rzypiela), onde praticamente todos os eleitores inscritos tinham já votado neste fim da manhã de domingo.
Os principais candidatos já colocaram seus votos nas urnas, no período da manhã.

Grzegorz Napieralski da SLD
Bronisław Komorowski do PO

Jarosław Kaczyński do PiS



O atual primeiro-ministro Donald Tusk do PO