sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Terras tomadas da Polônia

Mapa da Polônia sobre a mesa de Stalin, com sua assinatura em cor azul e a de Ribbentrop em cor vermelha. Era 28 de setembro de 1939, data em que estas duas figuras históricas aprovaram a divisão do território da Polôia. No último momento, o ministro alemão regateou que a linha divisória ficasse perto de Lubaczów - para honrar o lugar de caça de Göring (tarja vermelha no meio de assinatura endossando Stalin).

Com estas assinaturas a Polônia perdeu todo o território a Leste da linha vermelha após a cidade de Zamość. E hoje Lwów e Tarnopol são cidades polacas no território da atual Ucrânia.

Invasão soviética - 70 anos

Nesta quinta-feira, o jornal Gazeta Wyborcza publicou caderno especial comemorando os 70 anos da invasão soviética na Polônia.

Polônia sem escudo norte-americano

A manchete principal do jornal Gazeta Wyborcza, desta sexta-feira, 18 de setembro de 2009, depois do pronunciamento do Presidente Barak Obama, em Washington não poderia ser outra:
Não haverá na Polônia base dos Estados Unidos com o escudo antimísseis.

18 de setembro, ano novo judaico

Ilustração: Wikipedia

Ano Novo Judeu. 18 de setembro é o Rosh Hashaná, que para os judeus é feriado de Ano Novo e simboliza a criação do mundo e o juízo dívino sobre os homens.
É a entrada do ano 5770, já que na tradição judaica, a criação do mundo ocorreu em 3761 aC (ano do calendário gregoriano adotado pela Igreja Católica Apostólica Romana.
Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano. Foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Poristo, considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
No dia de hoje os judeus comemoram com doces. Como entrada se come uma maçã com mel. O prato tradicional neste dia tem cenoura, mel e passas. "Entre nós adicionamos às cenouras, batatas. O Rabino corta também pãozinho doce, o qual oferece generosamente à todos. Há também o peixe com cabeça, relativo a expressão Rosh Hashaná, ou -Capo d´anno-, ou ainda Cabeça do Ano". Explicações de Tadeusz Jakubowicz, Presidente da Comunidade Judaica de Cracóvia.
A comunidade judaica se confunde com os últimos mil anos de história da cidade de Cracóvia. Apesar da trágica segunda guerra mundial e do expurgo comunista de 1968, os traços judeus na Capítal Cultural da Polônia permanecem vivos em cada esquina do bairro do Kazimierz e outros pontos da cidade. Atualmente a cidade conta com quatro rabinos.